Confira a programação do fim de semana da 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças

Arte: divulgação

Riso, sorriso, arte, emoção, palhaçaria e protagonismo feminino. Blumenau recebe desde o dia 3 a 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças.

Com espetáculos e rodas de conversa produzidos e apresentados exclusivamente por mulheres, profissionais da palhaçaria, teatro e circo, que compõem a Rede Catarina de Palhaças. Todas as ações são gratuitas, com chapéu para contribuição espontânea e consciente, e abertas a toda comunidade.

A ideia da Mostra surgiu no primeiro encontro da Rede Catarina de Palhaças, em janeiro de 2018, e segundo a coordenadora geral do projeto, Rafaela Catarina Kinas, entre vários objetivos do encontro dois culminaram neste projeto. “O primeiro foi o de mapear todos os espetáculos Catarinenses exclusivamente protagonizados por mulheres palhaças e segundo de realizar um momento de troca na qual todas pudessem ver e conversar sobre seus trabalhos”, explica Rafaela. “Realizar uma Mostra de mulheres palhaças, num recorte estadual, em Blumenau, é valorizar o perfil de eventos referenciais que a cidade construiu através do FENATIB e FITUB, integrar-se ao movimento nacional de pesquisa em Palhaçaria e, experienciar um novo modo de pensar, em rede, encontros e mostras de artes cênicas”, complementa.

Programação do fim de semana

8 de junho: sábado

– Às 10h. Espetáculo Hoje é Aqui. Companhia: Divalhaças (Pouso Redondo). Palhaça: Rouse Lopes. Sinopse: X é decidir, escolher se encontrar! Rouse Lopes é uma viajante à procura do lugar ideal para armar seu picadeiro. Hoje é aqui. O espetáculo vai começar! É Natal? É aniversário? Alguma data especial? Três presentes ela irá receber. Entre presentes apertos e paçocas, ela vai perceber que o lugar ideal é aonde ela quiser que seja. E ao desarmar seu picadeiro estará pronta para partir, em busca de seu novo lugar. “O mundo é um lugar com infinitos espaços e em cada um deles um lugar é seu! ”. Duração: 45 min. Classificação: Livre. Local: Praça do Teatro Carlos Gomes.

  • Às 16h. Espetáculo Malagueta Quer Ser Grande. Companhia: Malagueta Produções (Florianópolis). Palhaça: Malagueta. Sinopse: A Palhaça Malagueta quer ser grande, grande como as crianças. A boneca cria vida, vira gente grande e decide sair com sua casinha sobre rodas a descobrir novos lugares. Descobre então que o bom mesmo é ser do seu tamanho. Duração: 35 min. Classificação: Livre. Local: Parque Ramiro Ruediger.

  • Às 20h. Espetáculo Vô Me Escondê aqui! Companhia do Nariz Inquieto – Teatro e Palhaçaria (Florianópolis). Palhaça: Curalina Fosfosol. Sinopse: A palhaça procura um abrigo para se esconder da chuva e dá de cara com público. Aproveita compartilhar a história de um amor nada convencional. Um encontro com o público que de forma sutil e intensa aborda o amor entre mulheres e o rompimento dos padrões sobre a fragilidade imposta às mulheres. A palhaça aborda a relação da mulher negra com sua ancestralidade e seu cabelo. Duração: 45 min. Classificação: a partir de 7 anos. Local: Galpão de Arquitetura FURB.

9 de junho: domingo

– Às 10h. Roda de Conversa: Reflexões sobre a maquiagem, a palhaçaria e o feminino. Na Sala S 113, na FURB.
– Às 16h. Reunião da Rede Catarina de Palhaças. Na Sala S 113, na FURB.
– Às 20h. Espetáculo Bailinho Clown – Cabaré Palhaças de Blumenau. Sinopse: Espetáculo no formato de varieté circenses composto por diversos artistas autônomos e de diferentes grupos. Duração: 02 horas. Classificação: acima de 14 anos. Local: GreenPlacePark.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta