Como fica a região com o novo binário da Alameda com a Nereu Ramos

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

No amanhecer deste domingo (31) o trânsito na região central de Blumenau passará por uma grande alteração. Cria-se um binário entre a Alameda Rio Branco que na maior terá o trânsito sentido centro, com a Nereu Ramos que terá o trânsito invertido, e passará a ser sentido bairro. As informações sobre como funcionará o espaço foram esclarecidas na tarde desta sexta-feira em uma coletiva com a imprensa.

Outras vias secundárias da região também tiveram o sentido alterado. Confira como vai ficar (clique na imagem para ampliar):

binario alameda nereu ramos

A alteração foi feita após uma série de estudos da Secretaria de Planejamento. Segundo o secretário da pasta, Juliano Gonçalves, a prefeitura deixou para após o início do uso do binário uma obra do Samae na região, que com as mudanças, deve ter menos impacto no trânsito. Apenas após a conclusão desta obra que uma nova camada asfáltica será feita no local.

Semáforos

Assim que o binário entrar em operação os semáforos estarão fora de sincronização. Gonçalves explica que os ajustes serão feitos de acordo com o impacto no trânsito, e que nos primeiros dias tudo deve estar acertado.

Velocidade / Faixas Elevadas

Blumenau tem aderido ao movimento de áreas mais calmas, com uma velocidade mais reduzida. No fim da Nereu Ramos, a velocidade máxima será de 30km/h. Na ligação entre a rua 7 de Setembro até a rua Pastor Stutzer, a velocidade máxima será de 40km/h. Já a Alameda, a velocidade máxima é de 50km/h. As ruas contam com ilhas de segurança, além das faixas elevadas. As três primeiras da cidade foram instaladas próximas ao colégio Pedro II, todas com 4 metros de extensão e 1,5 metros de rampas. Esta proposta partiu de vereadores da cidade.

binario nereiEstacionamento

Existem menos vagas de estacionamento com a mudança. Na Alameda elas estão concentradas no lado esquerdo da via, já na Nereu Ramos, do lado direito, isso claro, nos pontos em que houverem vagas (fiquem atentos às placas).

Ciclofaixas/Ciclovias

Tanto a Alameda quando a Nereu ramos receberam também ciclofaixas. Estes espaços ainda passarão por melhorias e se tornarão ciclovias com canteiros em volta para dar mais segurança aos ciclistas. Essa mudança, porém, depende da execução do PAC II que foca em mobilidade nas cidades.

binario projeto pac ii

Arborização / Iluminação Pública / Mobiliário

Essa verba do PAC II é esperada também para melhorias na arborização e na iluminação. Segundo o secretário de planejamento, contando inclusive com uma “iluminação decorativa para valorizar a região que é uma das mais bonitas da cidade”. O binário conta também com bancos, lixeiras e paraciclos, para prender as bicicletas.

Nós conversamos com o Secretário de Planejamento de Blumenau, Juliano Gonçalves, sobre as mudanças na região e futuros projetos para a cidade. Questionamos também sobre a ponte do centro, obra que faria conexão direta com as mudanças que foram realizadas. Confira o que ele disse:

Veja também: como ficam os pontos de ônibus na região.

1 Comentário

  1. 4 pistas da Alameda, afunilam em duas pistas largas, depois em angulo de 90graus em duas pistas estreitas na Rua XV e depois em 90 graus em duas pistas mais estreias ainda em direção a Beira-Rio que afunila em 1 única pista.

    Engenheiros da prefeitura faltaram nas aulas de matemática do primeiro ano primário. Impossível isso dar certo. A matemática é clara. 4 em 2 em 1…. não tem como.

Deixe uma resposta