Como a estiagem afeta o nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau

Foto: Marcelo Martins

Desde o mês de fevereiro, a equipe da Defesa Civil de Blumenau, por meio da diretoria de Meteorologia – AlertaBlu, vem registrando baixa quantidade de chuva no município. Em maio, o volume de chuvas ficou 79% abaixo da média mensal, quando choveu 22mm e o esperado no mês era 104mm.

Na semana passada, a equipe de meteorologistas da Defesa Civil participou de uma reunião do Fórum Catarinense de Discussão Climática, por meio de webconferência. No evento que ocorre mensalmente, os meteorologistas que atuam em Santa Catarina discutiram o monitoramento e a previsão do clima para o Estado. Segundo o AlertaBlu, a previsão climática para o próximo trimestre (junho, julho e agosto) indica que a chuva ficará próximo a abaixo da média neste período.

A Diretora de Meteorologia, Tatiane Martins – que participou do Fórum – explica que dentro do trimestre, o mês de junho é aquele que apresenta um período um pouco mais favorável para a ocorrência de chuva, porém, ainda ocorrerá de forma mal distribuída ao longo do mês. Neste sentido, a situação da estiagem pode ser amenizada, mas ainda é cedo para dizer que será revertida, já que nos meses de julho e agosto, o padrão de chuva irregular e de baixos volumes retorna.

Abastecimento de Água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) reafirma o cuidado que a população precisa ter com a água e pede pra que os blumenauenses usem a água de forma moderada. Os técnicos da autarquia estão monitorando toda a situação e o abastecimento continua sendo realizado sem problemas.

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta