Comissão do Senado quer explicações de Weintraub sobre falhas no Enem

Foto: Reuters

Foi aprovado nesta terça-feira, 4, na Comissão de Educação do Senado, um convite para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste esclarecimentos sobre as falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inicialmente, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o requerimento pedia a convocação do ministro, mas foi modificado para um convite. A mudança foi proposta pelo presidente da comissão, senador Dário Berger (MDB-SC).

Dário afirmou que uma convocação de um ministro “chega a ser deselegante” na relação do Legislativo com o Executivo.

No entanto, o presidente da comissão afirmou que a convocação pode voltar a pauta, caso Weintraub não compareça.

Um dos defensores da convocação, o senador Humberto Costa (PT-PE) aceitou a modificação, mas afirmou que a convocação faz parte da relação entre os dois poderes. “Eu fui ministro da Saúde durante dois anos e meio. Eu tive aqui no Senado e na Câmara muitas vezes convidado e convocado. Jamais me senti ofendido e diminuído por isso”, disse.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que subscreveu o requerimento de Randolfe, também aceitou a mudança, mas pediu um prazo curto para o agendamento da audiência, uma vez que os “problemas são urgentes”.

Além do requerimento analisado pela comissão de Educação, o ministro da Educação é alvo de um pedido de convocação na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado. O requerimento também foi protocolado por Randolfe, que pede explicações sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Enem.

Já na Câmara, Weintraub é alvo de quatro pedidos de convocação.

Com informações do Congresso em Foco

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*