Cidades do Vale em estado de atenção por conta da chuva

Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil das cidades do Vale do Itajaí estão em estado de atenção por conta da chuva, com ocorrências pontuais .

Em Gaspar, desde segunda-feira, 2, já foram registrados 90mm de chuva na cidade, ocasionando quatro ocorrências (duas quedas de árvores e dois pequenos deslizamentos). O nível do rio também subiu consideravelmente durante a madrugada desta quarta-feira, 4, passando de 2,74m na medição das 22h para 4,29m às 6h. Com isso a Defesa Civil segue em estado de atenção para risco de alagamentos.

De acordo com a Cota de Enchente de Gaspar, a partir de 6,20m do nível do rio, residências da Rua Petúnia, no Bairro Figueira, e na localidade do Sertão Verde, no Bairro Margem Esquerda, podem ser invadidas pelas águas.

Até o momento, os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Gaspar Grande, Gaspar Alto, Gasparinho e Distrito do Belchior. As ocorrências foram registradas no Bela Vista e Belchior.

Em Indaial, somente nas últimas 24 horas, das 22h do dia 2 às 22h do dia 3, choveu  82 mm. Conforme medição às 8h desta quarta (4), o nível do rio Itajaí-Açu em Indaial está em 5,14 metros. Para se ter uma ideia, às 18h45 de terça (3) o nível estava em 3,78 metros, subindo no período 1,36 metros.

Pontos de alagamento foram registrados na Rua Sete de Setembro e na Rua Augusto Maass, afetando inicialmente a Escola Arapongas nesta madrugada, onde não haverá aulas no período matutino desta quarta (atendimento no período vespertino está em análise pela Secretaria de Educação).

Em Timbó, o nível do rio Benedito chegou a 6,28 metros. A Prefeitura já disponibilizou um galpão para famílias que queiram retirar móveis de suas casas.

Em Blumenau o nível do rio Itajaí Açú, registrado 8h, é de 7m11cm., estágio de alerta. Foram registradas 22 ocorrências, sendo a maioria delas deslizamentos de terras de baixa gravidade.

Segundo os meteorologistas do AlertaBlu, a chuva deve prosseguir ao longo desta quarta-feira, dissipando-se a partir de quinta-feira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*