CBMSC homenageia bombeiros militares e comunitários mortos em serviço

Foto: Jackson Jacques/CBMSC

Uma pausa necessária e justa, para relembrar aqueles que se dedicaram ao próximo com o comprometimento da própria vida. Assim foi marcada a homenagem aos bombeiros mortos em serviço, na manhã desta terça-feira, 24, em Florianópolis. A solenidade ocorreu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em honraria ao 2º Sargento BM Sérgio Ricardo Barbosa, vítima em ocorrência no mês de abril, e ao cão Barney, morto em uma busca em maio deste ano. Outros 28 bombeiros militares e comunitários que fizeram parte da história da corporação também foram lembrados.

“Eles escolheram ingressar no Corpo de Bombeiros. E fizeram um juramento, o cumpriram em sua plenitude, com o sacrifício supremo. Viveram uma vida intensa, cheia de realizações pessoais e profissionais. Foram indubitavelmente felizes. Que essa certeza possa sempre suavizar a dor da perda. Que essa certeza possa sempre confortar suas famílias”, disse o ex-comandante-geral do CBMSC e membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais, Coronel BM RR Álvaro Maus, durante a leitura de uma elegia – poesia em tom terno, utilizada para lamento de pessoas falecidas.

Os cadetes do CEBM, comandados pelo Capitão BM Marcelo Della Giustina, vestindo a farda histórica, carregaram uma coroa de flores, depositada no memorial em honra aos bombeiros que partiram. Antes do toque de silêncio, uma salva de tiros foi realizada, com o comando do Tenente BM Teles. Essa composição forma uma homenagem militar de elevada honraria, concedida aos falecidos, juntamente com a devida continência dos militares presentes na solenidade.

Para completar a cerimônia, uma placa com o nome do 2º Sargento BM Barbosa e uma com o nome do cão Barney foram colocadas no monumento em homenagem aos mortos em serviço. O memorial contém lâminas com nomes e graduações de todos os bombeiros militares e comunitários que cumpriram suas missões, desde 1970. Elas foram afixadas no obelisco pelos familiares do sargento e pelo Soldado BM Luciano Rangel, condutor do cão Barney.

“É momento de celebrarmos a vida desses profissionais e lembrarmos com saudades das suas ausências. Cada bombeiro militar e comunitário que possui o nome neste monumento, não tenho dúvidas, amou intensamente sua família, seus amigos e sua corporação“, declarou o comandante-Geral do CBMSC, coronel BM Charles Alexandre Vieira.

A solenidade foi encerrada com homenagem aos familiares do sargento e o soldado BM Rangel também e com a canção do Bombeiro Militar de Santa Catarina, acompanhada pela banda do Exército Brasileiro.

A cerimônia faz parte dos eventos de aniversário da corporação, comemorado no dia 26 de setembro.

Fonte: Comunicação Governo SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*