Campo de esquerda em Blumenau pode ter quatro candidaturas

Faltando menos de uma semana para o final do prazo das convenções partidárias, temos quatro pré-candidaturas em Blumenau de partidos de esquerda ou centro esquerda, do campo progressista como alguns buscam se apresentar.

Ana Paula Lima (PT), João Natel (PDT), Georgia Faust (PSOL) e Mário Kato (PCdoB) dizem que serão candidatos. Ainda tenho as minhas dúvidas, mas é o que está sendo reafirmado e serão carimbados nas convenções que acontecem sábado e domingo. PDT e PCdoB no sábado, PT e PSOL domingo.

O PSOL contava e conta ser vice na chapa de Ana Paula Lima, por outro lado o PT não quer fechar a porta para o PCdoB, que ainda bate o pé para ter algum protagonismo na chapa majoritária. Flertou também como o PDT, mas foi muito rápido.

Em 2012, com Ana Paula com o PT fez 53.903 votos, ficando de fora do segundo turno. Com os votos de Osny Wagner, no PSOL, a esquerda fez pouco mais de 56 mil naquela eleição.

Em 2016, o campo de esquerda em Blumenau com três candidatos, fez 36.841 votos, cerca de 20% do eleitorado de então. O mais votado na época foi o PDT com Ivan Naatz, hoje num partido bolsonarista. Ou seja, a conta cai a metade, pelo menos.

Com a possibilidade de dez ou mais candidatos, quatro opções deste campo político, ainda visto a reticência pelo eleitorado de Blumenau, praticamente aniquilam as chances de beliscar alguma  alguma coisa e vão para cumprir tabela.

Lembrando que, com a pulverização de candidaturas, ninguém terá uma larga vantagem no primeiro turno. Numa eleição com expectativa de uma grande abstenção, tem muito voto para ser dividido.

No segundo turno, o jogo é outro.

2 Comentário

  1. Excelente notícia, Alexandre!

    Quanto mais dividida estiver a ESQUERDALHA, melhor para a sociedade.

    Os últimos 15 anos demonstraram cabalmente a sua prejudicialidade.

    Não se consegue dissociar a ESQUERDALHA de mal feitos.

  2. A prioridade de algumas pessoas é acabar com a esquerda.

    Eu quero o melhor para a cidade, tanto faz se for esquerda ou direita. No últimos 2 anos a direita mostrou que é tão ou mais corrupta e incompetente que a esquerda.

    Não é uma questão de lado.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*