Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada até o fim de setembro

Foto: reprodução

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 30 de setembro, pelo Ministério da Saúde (MS). A ação que iniciou no dia 8 de agosto, encerraria nesta sexta-feira, dia 9 de setembro, mas por conta da baixa cobertura vacinal foi prorrogada. Devem receber a vacina contra a poliomielite todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

Em Blumenau, até o dia 6 de setembro, foram imunizadas 6.126 crianças, o que corresponde a 35,5% de cobertura das 17.479 mil crianças que compõem o público-alvo. Em 2015 durante a campanha, a vacina fundamental para evitar a paralisia infantil superou a meta e imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente.

A equipe da Vigilância Epidemiológica de Blumenau ressalta que a cobertura segue abaixo do esperado e é preciso que pais e responsáveis levem as crianças para vacinar contra a paralisia infantil. A poliomielite não tem cura e a vacinação é a única forma de prevenção. Recentemente, após 10 anos sem registro da doença, os Estados Unidos da América identificou um caso de poliomielite.

Aplicação das Vacinas

A aplicação dos imunizantes segue sendo disponibilizada nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacinação. A relação das salas de vacinas ativas está no site blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Durante o feriado da Independência, celebrado nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, o AGF Fortaleza fará vacinação contra várias doenças, inclusive a poliomielite.

Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.

Dia D de vacinação

O dia “D” das campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, ocorreu no dia 20 de agosto. Naquela data, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) aplicou aproximadamente 1.200 vacinas contra poliomielite, em crianças de 1 a menores de 5 anos, para prevenir a paralisia infantil. Na mesma ação, também foram aplicadas cerca de 3.800 doses contra outras doenças.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*