Bug no Windows 10 impede inicialização do PC após restauração

Arte: reprodução Windows

Se você é usuário do Windows 10, deve ficar atento a um alerta feito pela Microsoft. De acordo com a companhia, uma falha conhecida do sistema pode impedir que ele seja inicializado numa tentativa de restauração para um ponto anterior a uma atualização realizada recentemente. Em outras palavras, se você atualizar o Windows 10 e começar a enfrentar bugs, talvez seja melhor esperar pela correção do que tentar reverter o update.

A falha afeta todos os PCS onde a proteção do sistema está ativa. Antes de qualquer atualização, o Windows cria um ponto de restauração, a fim de permitir a reversão do processo. No entanto, se o usuário atualizar o sistema e não usar a restauração, nenhuma falha de inicialização ocorre. Portanto, não é necessário desabilitar a proteção do sistema.

Como a falha ocorre?

Quando os usuários tentam reverter uma ou mais atualizações do Windows 10, utilizando a restauração do sistema, a restauração não é concluída. Em vez disso, o sistema exibe um erro de parada com o código (0xc000021a). Mesmo após a reinicialização do PC, o Windows insiste em não entrar na área de trabalho.

Isso ocorre porque, durante a restauração, um bug faz com que o Windows carregue a versão mais recente do driver .sys antes de restaurar a versão anterior. Como a versão atual não corresponde à versão dos arquivos do catálogo restaurado, o processo é interrompido.

Como resolver?

Felizmente, a Microsoft ensina como corrigir este problema.

Caso você tenha sido pego de surpresa e seu sistema tenha parado de iniciar, siga os passos a seguir:

  1. Reinicie o PC duas vezes e, na terceira vez, acesse o Ambiente de Recuperação do Windows;

  2. Selecione “Solução de problemas”> “Opções avançadas”> “Mais opções de recuperação”> “Configurações de inicialização” e selecione “Reiniciar agora”;

  3. Na próxima tela, selecione “Desabilitar a imposição de assinatura do driver”. Perceba que talvez seja necessário pressionar a tecla F7 para selecionar esta opção;

  4. Agora avance até que o PC seja reiniciado novamente.

O processo de restauração deve ser concluído normalmente após a reinicialização do sistema.

Fonte: Tecmundo

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta