Blumenau terá pelo menos 21 candidatos à Assembleia Legislativa

Esta conta pode mudar, deixo bem claro, e antecipadamente peço desculpas e me coloco a disposição para inserir um nome que eventualmente eu me esqueça. Mas pelas nossas contas, na largada, Blumenau terá 21 candidatos a deputado estadual, distribuídos em 15 partidos.

O PT e o Patriota lançarão três candidatos cada, respectivamente: Adriano Pereira, Adriana Rossi e Jean Volpato, Professor Gilson, Jefferson Schmidt e Fábio Campos. O Partido Novo e o PDT terão dois cada: Bruno Winzewski e Maria Fernanda Chociay Gatti de um lado e João Natel e Jussara Inácio pelo lado trabalhista.

Os demais candidatos colocados são: Ivan Naatz (PL), Egídio Beckhauser (Republicanos), Napoleão Bernardes (PSD), Jens Mantau (PSDB), Marcos da Rosa (União Brasil), Lucelma Baldi (Podemos), Dalva Assini (PSB), Rosane Magaly Martins (PSOL), Almir Vieira (PP), Egídio Ferrari (PTB) e Édina Esmeraldino (Avante).

Em 2018, a cidade apresentou 20 candidatos e elegeu três: Ivan Naatz (PL), Ismael dos Santos (PSD) e Ricardo Alba (União), o mais votado naquela oportunidade. Ismael e Alba são candidatos a deputado federal nesta eleição.

Chama a atenção o MDB, sem candidato à Assembleia Legislativa com domicílio eleitoral na cidade.

Blumenau tem pouco mais de 261 mil eleitores.

Levando em conta as mudanças na legislação eleitoral, que estimam um coeficiente de cerca de 90 mil votos para cada partido conseguir eleger um, o candidato que sonha mesmo com uma vaga precisa garantir ao menos 18 mil votos válidos.  Em 2018, Ivan Naatz fez 14.685 votos e entrou na última vaga, graças a legenda do então DEM com o PV, ao qual estava filiado.

Dentro deste contexto, de 21 candidaturas, arrisco a dizer que oito nomes tem condições de chegar, pensando que o partido vai chegar ao mínimo nos 90 mil votos e o postulante a 18 mil votos: Naatz, Napoleão, os dois Egídios, Adriano Pereira, Marcos da Rosa, Almir Vieira e dos nomes do Patriota. Não é desejo, é uma probabilidade matemática, levando em conta os partidos e quem está disputando a vaga neles.

As entidades empresariais da região estão organizando uma campanha para que a população vote em nomes da cidade ou dos municípios vizinhos, para buscar aumentar a representatividade política do Médio Vale do Itajaí. Existem outros nomes competitivos da região, como o candidato à reeleição Laércio Schuster (União), Celso Zuchi (PT) Marcelo Brick (Patriota), para ficar em alguns.

Deixando claro que o eleitor vota em quem quiser, seja de onde for o candidato, mas a campanha é oportuna pois a região realmente precisa aumentar a representatividade na Assembleia Legislativa.

 

3 Comentário

  1. sugiro que verifique e os outros Partidos pequenos se não lancaram alguns candidatos . O Solidariedade de Blumenau Lancou a Prof. Carla Emanueele Becker, para concorrer a deputada Estadual.

  2. Salvo professor Gilson, o resto é da velha guarda, ou seja, “toma lá, dá cá”, legislam em causa própria. VERGONHA.

  3. O Cidadania lançou Luciane Matteussi para deputada estadual. Servidora publica municipal da área da saúde.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*