Blumenau registra 16 novos casos de Coronavírus

Foto: reprodução

Blumenau soma até esta quarta-feira, dia 06, 273 casos confirmados de Coronavírus, sendo 16 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira,  quando a cidade contabilizava 257 casos positivos.

Entre os casos positivos, 181 pacientes estão em tratamento. Destes, seis encontram-se hospitalizados – com quatro pacientes em enfermaria e dois em UTI – e 175 casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. Outras 91 pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizadas como recuperadas.

A cidade também contabiliza uma morte por Covid-19 registrado na última terça-feira, dia 05. A primeira vítima era uma mulher de 34 anos, servidora da rede municipal, portadora de uma doença autoimune e que estava internada em estado grave em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o começo de abril.

Os agendamentos já realizados para a vacinação estão suspensos e o formato de um novo agendamento será comunicado aos pacientes pela equipe de saúde. Pacientes da unidade que necessitarem de atendimento podem se dirigir ao Ambulatório da região do bairro Fortaleza.

AGs realizaram 60 consultas no Atendimento Rápido Covid-19 
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus contam com um novo formato de atendimento, disponibilizado nos sete Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, o Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica, com as equipes de saúde preparadas, facilitando o acesso aos bairros. Assim, todas as pessoas que estiverem com sintomas e suspeita de Coronavírus podem receber o atendimento rápido em um dos sete ambulatórios gerais, sem necessariamente ter contato com os pacientes que buscam outros atendimentos.
Já nesta quarta-feira, dia 06, os Ambulatórios Gerais somaram 60 consultas, com 10 atendimentos no AG Badenfurt; 7 no AG Centro; 2 no AG Escola Agrícola; 7 no AG Fortaleza; 8 no AG Garcia; 14 no AG Itoupava e 125 no Velha.

Ambulatório da Vila Germânica registra 67 atendimentos
Nesta quarta-feira, dia 06, 67 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Dois destes pacientes foram encaminhados para os hospitais da cidade. Além dos atendimentos, foram realizados 79 testes, abrangendo pessoas atendidas nos Ambulatórios e encaminhadas para a Vila Germânica por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Alô Saúde Blumenau atendeu 134 pessoas
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Nesta quarta-feira, dia 06, 134 pessoas procuraram o atendimento virtual, com 33 chamadas registradas pelo 156, opção 2 e 101 registros via Whatsapp.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
Já o canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Fonte: Da redação com informações da Secom PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*