Blumenau deixa estado de prontidão, mas ainda é preciso atenção

Foto: Michele Lamin Secom PMB

As informações chegam da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, depois da reunião do GRAC das 19 horas desta terça:

Foto: Michele Lamin Secom PMB

O Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) se reuniu mais uma vez nesta terça-feira, dia 6, às 19h, para avaliar a situação das chuvas em Blumenau. Na ocasião, os integrantes destacaram o trabalho de todas as equipes envolvidas, que permitiram uma melhora no panorama. Neste momento, o município encontra-se em fase de alerta e a última medição do Rio Itajaí-Açu foi de 7,73 às 20h, seguindo a tendência de queda desta tarde.

Segundo projeção do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops), a cota do rio deve cair para 7,70 metros à meia-noite, volume que ainda atinge quatro vias: Rua 1 de Janeiro, na Fortaleza; Rua São Rafael, na Itoupava Norte; Rua Martha Cordeiro e Rua Albert Goll, ambas na Fortaleza. Uma nova estimativa deve ser divulgada por volta da meia-noite.

Desde domingo, dia 4, a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) registrou 188 ocorrências sem vítimas, das quais 124 deslizamentos, 60 análises de risco, três alagamentos e uma enxurrada. As regiões Sul e Norte foram as que tiveram maior número de casos, com 138 e 50, respectivamente. Não há ruas interditadas no município neste momento. Atualmente, há nove pessoas abrigadas na Igreja Evangélica Livre, localizada na Itoupava Norte.

Durante o dia, não houve interrupções dos serviços mantidos pela Prefeitura. Nesta quarta-feira, dia 7, as unidades municipais de ensino e de saúde continuarão funcionando normalmente. O abastecimento de água também está garantido pelo Samae.

Ao longo da madrugada, a Defesa Civil manterá uma equipe em esquema de plantão. Caso verifique alguma anormalidade em sua residência, rua ou região, o cidadão deve contatar o órgão pelo telefone 199. As informações atualizadas sobre as chuvas, o nível do rio, a abertura de abrigos e o funcionamento dos serviços municipais podem ser acompanhadas pelos meios oficiais de comunicação, como o portal, o AlertaBlu e as redes sociais da Prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*