Blumenau apresenta maior média de ocupação de leitos de UTI e anuncia medidas restritivas

Com 56 casos positivos registrados nesta quarta-feira, Blumenau chega a 1723 casos positivos de Coronavírus desde o começo da pandemia. E registrou hoje a pior média de ocupação de leitos de UTI, 65,1%, 26 leitos de um total de 43.

São 16 moradores de Blumenau como casos confirmados e quatro em investigação. Outras seis pessoas de outras cidades estão internadas e já detectaram positivo para o vírus.

A cidade terá o reforço de 20 leitos de UTIs nos próximos dias, com a chegada dos respiradores hoje para o Hospital Santa Isabel e para o Hospital Santo Antônio.

Por conta desta ocupação e o aumento significativo dos testes, o prefeito Mário Hildebrandt (Pode) anunciou medidas mais restritivas para alguns segmentos, que valerão a partir de sexta-feira.

Famílias estão proibidas de frequentarem supermercados, mercados e mercearias. Caberá a estes estabelecimentos  permitirem a entrada de apenas uma pessoa por família e caso isso não aconteça, eles poderão ser multados e até fechados.

Parques públicos, como o Ramiro Ruediger, voltam a fechar.

Aglomerações de pessoas em espaços públicos e privados estão proibidas e a Prefeitura pede para a comunidade fazer as denúncias pelo 156 e 190, que a Vigilância Epidemiológica e a PM irão se deslocar para os locais afim de coibi-las.

Lanchonetes, food trucks, tabacarias, bares e cafeterias terão que fechar até 22 horas e restaurantes e pizzarias até 23 horas. O transporte coletivo também encerrará neste horário, 23 horas, e fica proibido o ingresso de pessoas com mais de 60 anos nos ônibus.

Está proibido consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis e entorno, o que para mim já era lei na cidade.

Missas e cultos permanecem liberados, assim como academias, shoppings e comércio em geral.

O prefeito faz questão de falar que tem o Município tem tentado conciliar a retomada das atividades econômicas, mas que a prioridade são as vidas e que as medidas podem ser ainda mais restritivas, dependendo da evolução da curva.

Fico com um pé atrás com estas medidas, que mais uma vez parecem apostar no bom senso das pessoas, o que não está acontecendo.

No sábado passado, a Polícia Militar registrou mais de 60 ocorrências de perturbação de sossego na noite de sábado. O comandante da PM, Jefferson Schimidt, tem afirmado que a polícia tem ação limitada no combate a este tipo de ocorrência, cobrando da Prefeitura mudanças da legislação do PSIU.

E tenho dúvidas da capacidade de fiscalização da Vigilância Epidemiológica e até do Procon, que também atuará junto.

 

 

5 Comentário

  1. Ué Alexandre! no outro artigo diz que: “Blumenau (1.146)” casos… Qual está certo?

  2. Mais perdido do que cego em tiroteio!

    As igrejas estão perdendo faturamento, Prefeito?

    A BLUMOB, também? Ou o senhor está se vingando da Defensoria Pública?

    Daqui a pouco vão entender que Bolsonaro tinha razão quanto à provável contaminação de 70% da população, com isolamento ou sem isolamento.

  3. NOVAMENTE O PODER PÚBLICO SE CURVOU DIANTE DO PODER ECONÔMICO, O DINHEIRO E A GANANCIA SÃO O CARRO CHEFE PARA AMENIZAR ESTAS SUPOSTAS REGRAS DE CONTENÇÃO….NOSSO PREFEITO TEVE RECEIO EM SER MAIS AUSTERO POIS VAI CONCORRER AO PLEITO MUNICIPAL…A VIDA VEM EM ULTIMO PLANO…PRIMEIRO MEU MANDATO…..INFELIZMENTE…QUEM IRÁ PAGAR PELAS FUTURAS PERDAS DE VIDAS INOCENTES POR ESTE ATO INCONSEQUENTE??

  4. SINTO VERGONHA EM TER QUE LER TAIS MEDIDAS RESTRITIVAS, BEM ….ME ESQUECI QUE POLÍTICOS NÃO POSSUEM ESCRÚPULOS, MUITO MENOS EMPATIA, CASO ELE SAIBA O QUE ISTO DE FATO SIGNIFICA…

  5. Exato Alcino, enquanto o vírus não pegar uns 70,80% da população, não acabarão as contaminações como está ocorrendo ainda no extremo oriente.
    Isolamento social é um fracasso! Estão apenas alongando uma situação horrível e trágica e gerando falências de empresas e pessoas!
    Faria efeito, dar logo o coquetel da h.cloroquina para os casos mais graves e divulgar amplamente dicas de imunidade natural. Coisas que os terroristas do Conselho de Medicina e OMS não desejam obviamente!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*