Blumenau anuncia teleatendimento para saúde 24 horas

Foto: Michele Lamin

A Prefeitura de Blumenau anunciou na manhã desta sexta-feira o ‘Alô Saúde’, atendimento digital 24 horas por meio do 0800 686 6000. O recurso permite que certos tipos de consultas sejam feitas a distância, desafogando as unidades de saúde e os hospitais do município.

“A iniciativa representa um avanço no acesso à saúde e proporciona agilidade ao atendimento dos pacientes em nosso município. Além de ser uma alternativa eficiente de abordagem na prestação dos cuidados à população, o atendimento on-line possibilita que a pessoa descreva os sintomas e receba uma orientação assertiva para o seu caso em qualquer hora e momento”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), comemora a implantação do ‘Alô Saúde’. “O recurso é um importante aditivo à saúde da nossa cidade, já que, com a funcionalidade, nós conseguiremos potencializar o atendimento e permitir que mais pessoas tenham acesso às consultas e orientações por videochamada”, acrescenta.

Para disponibilizar o serviço 24 horas à população, a Prefeitura de Blumenau investirá cerca de R$ 1,2 milhão, divididos em consultas especializadas, consultas no Pronto atendimento digital e teletriagem.

Como vai funcionar:

O usuário entra em contato pelo 0800 ou App Pronto. Tanto a ligação, quanto a videochamada serão direcionadas para o atendimento do técnico em enfermagem, que fará a primeira avaliação e a verificação dos sintomas. Se o paciente não estiver com sintomas, o profissional técnico dará orientações gerais e encerrará o atendimento. Agora, se o usuário estiver com sintomas, ele será transferido para o enfermeiro para triagem e será encaminhado para a telemedicina com o médico generalista. Esse médico dará todas as orientações, receituário e encaminhamento (se necessário) e encerrará a chamada. Em seguida, a ligação retorna para a equipe de avaliação para obter o feedback do usuário.

Fonte: da redação com informações da PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*