Audiência da Alesc reafirma para o Governo a vontade de lideranças de Blumenau municipalizar o Complexo do Sesi

Foto: Informe Blumenau

Fui um crítico da realização da audiência pública para debater a municipalização do Complexo do Sesi em Blumenau, proposta pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL) e realizada pela Assembleia Legislativa, por entender que ela choveria no molhado, como de fato aconteceu nesta fria noite de terça-feira, 13. Minha critica é ao fato que esta pauta, sobre a importância ou não da compra deste equipamento por parte da Prefeitura, já havia sido motivo de muito debate e um certo consenso.

Mas vou começar a analisar pelas falas finais de alguns participantes, que me faz olhar pelo lado positivo. O recado dado ao atual governador Jorginho Mello (PL) pelos deputados da bancada de Blumenau e pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), de que a cidade quer contar com aquele espaço, para o esporte, turismo e o lazer.

O deputado estadual Ivan Naatz fez questão de lembrar a repercussão na imprensa sobre a audiência. “Isso tudo chega no governador, isso chega em queremos que chegue, para que ele veja que é o desejo da comunidade”, sintetizou o parlamentar. “Devemos lutar por esta pauta, tem que ser nossa prioridade!”

Por este motivo, valeu a audiência e aqui o reconhecimento ao trabalho de Naatz, bem externado pelo colega Napoleão Bernardes (PSD), que fez uma manobra, no bom sentido, para reverter, na CCJ, o veto do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) às emendas colocadas no orçamento pelos deputados na Legislatura passada, garantindo que fosse a plenário. Uma delas são os R$ 30 milhões para a compra do complexo do Sesi, iniciativa de Naatz, que se não existisse, não estaríamos falando no assunto. Os deputados se comprometem a derrubar o veto, votação que estava prevista para acontecer nesta terça, não foi, mas deve acontecer nos próximos dias.  

No mais, a audiência foi afirmativa, com praticamente todos os oradores falando na mesma sintonia, pela importância de Blumenau contar com um equipamento como aquele. Entre os presentes, um grande numero de vereadores – aliás este foi um assunto bastante discutido pela Câmara Municipal -, o vereador Alexandre Matias, atual secretário de Educação que coordenou os estudos no Legislativo, o presidente da OAB e os presidentes do Metropolitano e do BEC. O presidente da FIESC no Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, lembrou que os recursos que virão desta venda serão aplicados em investimentos na educação do sistema S na região.

Senti falta de atletas e representantes da diversas modalidades esportivas de Bumenau. Ano passado, durante a campanha eleitoral, em ato com o então governador e candidato à reeleição Carlos Moisés, o Parque Vila Germânica estava cheio de atletas e ontem muito poucos.

Uma voz destoou, de uma pessoa, no momento das falas da comunidade. Ele questionou sobre os impactos da revitalização e manutenção do espaço no orçamento da Prefeitura, sobre por quanto tempo o Município teria fôlego financeiro para manter o Complexo. Perguntas importantes, sem as respostas necessárias, que talvez não existam.

É importante lembrar que o sonho do Sesi veio junto com a sinalização que o Governo do Estado, além da compra,  bancaria parte importante da revitalização. Esta realidade não existe mais, a luta, por enquanto, é apenas pelo dinheiro para a compra. Por isso, é importante ter isso em mente. É a prioridade das prioridades da cidade?

E deixando claro que é só uma pergunta e não uma afirmação. A preocupação do Informe é apenas não termos uma elefante branco como estrutura municipal, ainda mais que em 2024 temos eleição para prefeito, que pode mudar pessoas, projetos e visões.

 

 

 

 

1 Comentário

  1. “o vereador Alexandre Matias, atual secretário de Educação que coordenou os estudos no Legislativo, o presidente da OAB e os presidentes do Metropolitano e do BEC. ”

    Vejam bem , o presidente do Metropolitano e BEC empresas particulares se metendo na municipalização do SESI . Prestem atenção nesta municipalização , isto esta mais para tornar o SESI um estádio municipal para times de futebol do que para o esporte amador da cidade . A muito tempo estamos alertando sobre os interesses de cargos comissionados , sobre times de futebol . O atual presidente do Metropolitano tem vinculo familiar com o vereador que esta a frente do projeto , ou seja, interesse na municipalização . Estão querendo utilizar recursos públicos para fazer do SESI um estadio municipal para time de futebol que é empresa privada com a desculpa que será bom para cidade .Acorda Blumenau .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*