Assembleia Legislativa realiza homenagem para pessoas que marcaram Oktoberfest Blumenau

Foto: PMB

Por proposição do deputado estadual Ivan Naatz (PL),  a Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira, 6, uma sessão solene em homenagem à Oktoberfest Blumenau, com transmissão pela TV AL. O dia marcaria a abertura da festa, cancelada pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia.

25 pessoas serão homenageadas, algumas in memorian. Confira.

1 – Mário Hildebrandt (Prefeito de Blumenau)

O atual prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, esteve no comando da cidade em um dos momentos mais críticos da história. Com muita responsabilidade, teve a difícil missão de cancelar as últimas duas edições da Oktoberfest, visando a saúde e bem estar da população. Isso mostra o carinho, a preocupação e o compromisso que ele tem com Blumenau e com a história da festa. Mesmo em meio a tantas dificuldades, Mário vem trabalhando duro para que o retorno da festa seja possível e de forma grandiosa em 2022.

2 – Antônio Pedro Pereira Nunes (in memorian) – Representado pela viúva Marga Holzmann Nunes

Antônio Pedro Pereira Nunes foi o Secretário de Turismo responsável pela realização das primeiras edições da Oktoberfest Blumenau. Junto com sua esposa Marga Holzmann Nunes, foi proprietário da primeira agência de turismo de Santa Catarina. Antônio, que ficou marcado como um dos mais importantes nomes da história da festa, faleceu em 28 de janeiro de 2008, aos 67 anos.

3–Dalto dos Reis (Prefeito de Blumenau em 1984, ano da primeira edição da festa).

Dalto dos Reis é lembrado como o prefeito que enfrentou as grandes cheias de 1983 e 1984, e também pela criação da Oktoberfest em 1984. A homenagem é um reconhecimento da sua coragem e determinação pelo início da maior festa alemã das Américas.

4 – Emílio Schramm(vice-presidente da Fecomércio SC)representado pelas filhas Fernanda Schramm e Flavia Schramm da Rocha.

Emílio Schramm foi integrante da primeira comissão organizadora da Oktoberfest Blumenau, representando os interesses do comércio local. Partiu dele a iniciativa de lançar, em 2018, o primeiro livro contando a história da festa. A homenagem é em virtude da sua dedicação e amor para com a festa e sua história. Representando Emílio Schramm, recebem ao palco, suas filhas Fernanda Schramm e Flavia Schramm da Rocha.

5- Harold Letzow (in memorian)representado por seu filho Wolf Letzow.

Letzow foi uma figura importante na história da Oktoberfest. Ele exerceu o cargo de diretor administrativo da Proeb, participando ativamente da organização das primeiras edições. Após sua aposentadoria, em 1997, ganhou o título de embaixador da festa. Em 2013 Ketzow faleceu, deixando importante legado para a história da festa. Para receber a homenagem em nome do Sr. Harold, recebemos ao palco, seu filho, Wolf Letzow.

 6 – Ingo Penz(Fundador Choppmotorrad)

Ingo Penz criou, ao lado do amigo Horácio Braun (in memorian) a famosa motocicleta e também a Bierfahrrad, a primeira bicicleta da cerveja da região do Vale. O Choppmotorrad é uma atração alegórica de irreverência, criada especialmente para os desfiles da Oktoberfest Blumenau.

7- José Carlos Oechsler(maestro regente do coro Velhos Camaradas)

O coro masculino Velhos Camaradas é presença obrigatória nas edições da Oktoberfest Blumenau, responsáveis pelas emocionantes cerimônias de abertura e encerramento da festa. A homenagem ao maestro é uma forma de reconhecer a importante presença do grupo para a história e tradição da Oktober.

8- Luiz Cé (Vovô Chopão)

Há 40 anos, Luiz Cé criou um dos mais queridos personagens da Oktoberfest, o Vovô e a Vovó Chopão. Os personagens atarem a atenção de turistas e moradores que frequentam a festa. Sucesso com as crianças, é o casal mais fotografado pelos foliões.

9- Sr. Nerino Furlan(Fundador Planetapeia)

Criador do Planetapeia, o tradicional grupo que é marca registrada da Oktoberfest Blumenau. A homenagem é um reconhecimento ao extraordinário legado de Nerino Furlan, que nunca mediu esforços para expressar sua criatividade e levar alegria por onde passa, incentivando desde sempre o turismo e as atividades recreativas em Blumenau e no Estado.

10–Sr. Oswaldo Fiedler (in memorian)representado pelo filhoSr. Milton Fiedler

O empresário Oswaldo Fiedler foi um dos grandes incentivadores da Oktoberfest Blumenau. Amante de música, o então proprietário da Auto Viação Catarinense era fã incondicional da “blasmusik”, a tradicional música alemã, sendo fundamental para a vinda de várias bandas alemãs para Blumenau. Deve-se muito da consolidação da vinda de bandas internacionais para a festa ao seu entusiasmo e amor pela festa. Oswaldo faleceu no dia 02 de março de 2003. Em outubro de 2020, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), nomeou o Setor 2 do Parque Vila Germânica como Pavilhão Oswaldo Fiedler.

11 –Marcelo Greuel (Secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica) –

O atual secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, esteve à frente da última edição da Oktoberfest, realizada em 2019. Desde então, vem trabalhando arduamente pela retomada das atividades turísticas na cidade, assim como no retorno dos eventos de forma segura. Marcelo está a cargo de realizar o retorno histórico da Oktoberfest, em 2022.

12 – Cleber Pires (tenente-coronel 10º Batalhão de Polícia Militar)

A parceria entre a Oktoberfest e o 10º Batalhão de Polícia Militar é um dos grandes motivos para o êxito da segurança dos foliões durante a festa. Sem medir esforços, a equipe da BPM marca presença todos os anos para garantir a ordem em meio à diversão. Nos últimos anos, o órgão passou a investir em tecnologias de vigilância e capacitação de militares na intenção de fazer uma festa cada vez mais segura. Representando a instituição, homenageamos o Sr. Cleber Pires.

13 – Develon da Rocha (presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention&Visitors Bureau)

O Blumenau & Vale Europeu Convention&Visitors Bureau é a entidade representativa do trade turístico de Blumenau e do Vale Europeu. É um grande apoiador e atua em parceria na divulgação da festa, valorizando os atrativos de Blumenau e do Vale Europeu. Representando a entidade, homenageamos o Sr. Develon da Rocha.

 14- Ellen Budag (1ª Rainha da Oktoberfest Blumenau)

Ellen Budag foi a primeira rainha da Oktoberfest Blumenau, iniciando uma trajetória que segue até os dias de hoje. Seu vestido típico usado na época foi doado ao acervo do Museu da Família Colonial. Seu reinado merece ser reconhecido devido ao valor primordial das tradições da festa.

15 – Sr. Hilário Torresani (Empresário Antárctica)

O brusquense Hilário Torresani abriu uma filial da sua representação da cervejaria Antártica em Blumenau na década de 1980. A empresa deu tão certo que Torresani se mudou para Blumenau e doou bebida para a Prefeitura realizar a primeira edição da Oktoberfest. Suas colaborações ao longo dos anos deixam evidente sua paixão pela festa.

16 – Jorge Artur Cameu Júnior (tenente-coronel Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau) – 

Para garantir a segurança e a integridade física daqueles que visitam a Oktoberfest, o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau é outro órgão de suma importância presente em todos os anos. Passam os 19 dias de festa em regime de plantão, prontos para prestar atendimento ágil e eficiente. Além disso, o órgão é responsável por realizar toda a vistoria técnica nas estruturas móveis e análise prévia nas instalações do Parque Vila Germânica. Representando a instituição, homenageamos o Sr.Coronel Cameu.

 17– João Paulo Wust (presidente da AFG – Tanz)

A Associação Folclórica Germânica do Médio Vale do Itajaí – AFG promove a integração entre os grupos da região de Blumenau desde 1993. Possui um papel fundamental no aspecto folclórico, organizando as apresentações dos grupos de dança folclórica durante a Oktoberfest, e também participando dos desfiles. Representando a associação, homenageamos o presidente, João Paulo Wust.

18 – Juliano Mendes (cofundador da Eisenbahn)

A Eisenbahn foi uma das primeiras marcas a produzir cervejas especiais no Brasil. Já foi premiada em países como Alemanha, Austrália e Estados Unidos. Por trás disso está um dos seus fundadores, Juliano Mendes, que colocou em prática o sonho de sua família e criou, em 2002, em Blumenau, a Eisenbahn. Hoje, a Eisenbahn pertence ao Grupo Heineken. A homenagem é um reconhecimento pela sua atitude empreendedora, pioneira, que fez com que Blumenau e a Oktoberfest se tornassem uma referência nacional.

19 – Luiz Sílvio Cordeiro (Empresário responsável pelos produtos Brahma nas edições da Oktoberfest)

Luiz Sílvio Cordeiro é um dos empresários que acreditam e trabalham pelo sucesso da Oktoberfest Blumenau. Durante os anos em que a Ambev foi a cervejaria oficial da festa, Luiz esteve a frente na gestão dos produtos da marca Brahma e como diretor comercial da empresa Bebidas Zarling.

20– Maria Teresinha Erbs (Presidente OAB – Seccional Blumenau)

A Ordem dos Advogados do Brasil é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros. Em Blumenau, possui importante participação na história da Oktoberfest Blumenau. Representando a seccional de Blumenau, homenageamos a Sra. Maria Teresinha Erbs.

21–Paulo Sérgio de Almeida (presidente Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau)

Os Clubes de Caça e Tiro possuem uma forte ligação com a história da Oktoberfest Blumenau. São responsáveis por trazer a tradição, por meio dos jogos e de apresentações culturais diretamente para o público da festa. Seu legado é imprescindível para a manutenção da celebração. Representando os Clubes, homenageamos o presidente, Sr. Paulo Sérgio de Almeida.

22 – Rikobert Doring (Fundador da Banda Cavalinho)

A Banda Cavalinho é um dos grupos musicais mais tradicionais da Oktoberfest Blumenau. Foi criada na década de 1980 e tocou na primeira edição da festa. O Sr. Rigo foi um dos fundadores do grupo, se doando com muito amor para garantir o sucesso da Oktober. E a dedicação se traduz até os dias de hoje, sendo a Cavalinho uma das bandas mais aguardadas pelo público.

23 – Rodrigo Marchetti (delegado regional de Polícia Civil – 3ª Delegaria Regional de Polícia de Blumenau)

Com o objetivo de assegurar a integridade dos foliões, a Polícia Civil é outra grande parceira da Oktoberfest Blumenau. Todos os anos, parte de sua equipe é deslocada até o Parque Vila Germânica, onde é montada uma delegacia especial. No local, podem ser feitos boletins de ocorrências, registro de flagrantes, assim como outras ações. Sua presença na festa é fundamental para garantir apoio aos visitantes e a organização. Representando a instituição, homenageamos o Sr. Rodrigo Marchetti.

24– Rosangela Tschumi (organização dos Desfiles desde a terceira edição)

Os Desfiles Oficias da Oktoberfest acontecem todos os anos na tradicional rua XV de Novembro, e são uma das grandes atrações da festa. Além de divertir e entreter o público, os desfiles servem como espelho das tradições da cidade. A Sra. Rosangela possui uma história de amor com os desfiles, participando diretamente da organização desde a terceira edição. Atuando sempre com muita dedicação e felicidade.

25 Valmir Zanetti (presidente Associação Vale da Cerveja)

A presença das cervejas artesanais é cada vez mais valorizada pela Oktoberfest Blumenau. Capital Brasileira da Cerveja, a cidade é referência no setor cervejeiro. A parceria com a festa é primordial para a manutenção da tradição cervejeira. Representando a associação, homenageamos o Sr. Valmir Zanetti.

Fonte: da redação, com informações da Assessoria do deputado Ivan Naatz

 

 

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*