As buscas mais populares do Brasil no Google em 2019

Foto: reprodução

Chegamos em dezembro e, como de costume, o Google revelou nesta quarta-feira, 11, os termos mais pesquisados no ano. Em 2019, a queda do WhatsApp foi o maior questionamento entre os brasileiros, enquanto o iPhone 11 encabeçou a lista dos produtos de tecnologia mais buscados no país.

O futebol dominou as pesquisas no Google: Copa América ficou no primeiro lugar entre as buscas do ano no Brasil, que também inclui Tabela do Brasileirão (2º); Flamengo x Vasco (7º), com pico de procura no jogo histórico de novembro com placar de 4×4; e Copa do Mundo de Futebol Feminino (9º), que aconteceu na França e terminou com a seleção dos Estados Unidos como campeã.

A lista de termos do ano ainda relembra quatro mortes: Gugu Liberato (3º), Gabriel Diniz (5º), Ricardo Boechat (8º) e Caio Junqueira (10º). Na sexta colocação, aparece o personagem Thanos, de Game of Thrones, que também foi a série de TV mais buscada no Brasil. E um sinal do momento econômico do país é o quarto colocado: Vagas de Emprego.

Entre as buscas relacionadas à tecnologia, o iPhone 11 liderou as pesquisas no Brasil e se garantiu no quinto lugar na lista geral a nível mundial. Já a Motorola conseguiu emplacar quatro smartphones: Moto G7, Moto G7 Plus, Moto G6 e Moto G6 Plus (e a empresa ainda teve tempo de lançar uma nova geração antes do final do ano, com o Moto G8 Play e Moto G8 Plus). Esta é a lista completa:

  1. iPhone 11
  2. Moto G7
  3. Amazon Prime
  4. Faceapp
  5. Dollify
  6. Xiaomi Mi 9
  7. Moto G7 Plus
  8. Galaxy S10
  9. Moto G6 Plus
  10. Moto G6

Algumas empresas devem ter ficado mais contentes neste ano do que com a lista de tecnologia de 2018 do Google. A Apple voltou a encabeçar as buscas: o iPhone 8 conseguiu liderar em 2017, mas o iPhone X ficou em segundo lugar em 2018. A Xiaomi, com o Mi 9 e sua câmera que impressionou o mercado, conquistou um espaço no top 10 brasileiro pela primeira vez. A Motorola também seguiu a tradição, com a popular linha Moto G na mente dos brasileiros.

Por outro lado, a Samsung, que costumava deixar alguns Galaxy J na lista dos produtos de tecnologia mais buscados do ano, emplacou apenas o topo de linha Galaxy S10 depois de reorganizar suas linhas de smartphones. Talvez a Asus seja a marca que mais tenha perdido espaço nos mais buscados do Google: ela colocou o Zenfone 4 em 9º lugar em 2017 e o Zenfone 5 em 3º lugar em 2018, mas ficou de fora em 2019.

Chama a atenção a presença do Amazon Prime, que foi lançado no Brasil em setembro por R$ 89,90 ao ano oferecendo benefícios como frete grátis para todo o país, dois milhões de músicas no Prime Music e acesso à plataforma de streaming Prime Video — até então, o serviço de filmes e séries da Amazon sozinho custava mais do que isso.

E o questionamento mais feito pelos brasileiros também está relacionado à tecnologia: “Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje?”. O WhatsApp sofreu instabilidades ao longo do ano, sendo que uma das quedas mais recentes ocorreu em novembro: parte dos usuários não conseguia nem mesmo fazer login. E, em julho, uma manutenção de rotina derrubou não apenas o WhatsApp, mas também o Instagram e o Facebook.

Termos mais buscados do ano no Google

As listas de termos mais buscados em diversas categorias seguem abaixo. Você também pode conferir uma versão interativa para outros países no site do Google.

Buscas do ano:

  1. Copa América
  2. Tabela do Brasileirão
  3. Gugu Liberato
  4. Vagas de emprego
  5. Gabriel Diniz
  6. Thanos
  7. Flamengo X Vasco da Gama
  8. Ricardo Boechat
  9. Copa do Mundo de Futebol Feminino
  10. Caio Junqueira

Fonte: Tecnoblog

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta