Após três anos fechada Ponte da Rua Arnold Hemmer será reaberta nesta terça-feira

Foto: Secom/Prefeitura de Blumenau

Exatamente três anos. Esse foi o tempo em que a ponte da Rua Arnold Hemmer, no bairro Badenfurt, ficou interditada. Esse “aniversário” seria completado nesta terça, dia 3. Mas justamente no mesmo dia, ela será liberada novamente para os veículos.

Desde 2014, por problemas estruturais, apenas pedestres podiam passar por ela. Mas aí veio a boa notícia, finalmente: a reforma da estrutura será entregue nesta terça-feira, às 8h30. A obra começou em agosto deste ano, levou cerca de 50 dias para ser concluída e custou R$ 220 mil para a Prefeitura.

Na manhã desta segunda, dia 2, foi realizado o teste de carga, e a ponte resistiu ao peso. A estrutura agora recebeu pilares de concreto e aço, mais fortes do que os anteriores, que eram de madeira. O assoalho também foi substituído, assim como todas as partes que estavam danificadas.

Teste de carga sendo realizado na ponte (Foto: Marcelo Schrubbe)

E tudo isso foi feito sem perder as características arquitetônicas da ponte, que não se sabe exatamente o ano em que foi construída, mas estima-se que foi no início do século passado. Para se ter uma ideia da importância dela, em uma conversa com Fábio Tironi, líder comunitário da região, ele disse “se a Prefeitura quiser derrubar a ponte e colocar uma nova no lugar, eu já falei pra eles, que nós vamos levar ela lá pra sede da Associação de Moradores”.

E essa importância toda não é por menos, já que ela é uma encurtadora de caminhos. Por muito tempo, o movimento da região tinha na ponte um atalho útil em dias de trânsito intenso. Sem acesso por ela, os carros e motos que vêm pela Rua Henrich Hemmer, por exemplo, precisavam ir até a BR 470 e fazer o retorno pelo trevo, onde os congestionamentos são frequentes. E quando a rodovia não existia, era aponte Emma Hemmer que fazia a ligação com a região oeste da cidade.

Mas agora há uma diferença. Antes ela era mão dupla, e agora terá sentido único. A passagem de veículo somente poderá ser feita por quem vem pela Arnold Hemmer e quiser acessar a ponte do Badenfurt. Isso porque, com a reforma, foi construída uma passagem exclusiva para pedestres, o que deixou o espaço para os veículos mais estreito.

1 Comentário

  1. VC contribuinte-eleitor: imagina uma ponte já construída precisando unicamente de reformas levou… TRÊS eu disse TRÊS ANOS para conseguir fazer…
    Agora contribuinte-eleitor imaginem as demais obras na cidade…. 100 ANOS É POUCO..
    E agora ainda são capazes de fazer e gastar meu dinheiro REINAUGURANDO esta grande OBRA….
    LASTIMÁVEL E LAMENTÁVEL

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*