Aplicativo do AlertaBlu passa por atualização

Imagem: reprodução

Nesta sexta-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci) lançou a nova atualização do aplicativo do AlertaBlu. A medida busca marcar a data dos 11 anos da tragédia que assolou a região do Vale do Itajaí em 2008. Com a atualização, o aplicativo promete ser mais intuitivo e atrativo para a população.

As melhorias foram realizadas para facilitar a navegação do usuário e, entre elas, é possível destacar a reformulação de layout, tornando a ferramenta mais intuitiva.

A apresentação da nova atualização do aplicativo ocorreu no Centro Empresarial Blumenau (CEB), localizado no Vorstadt. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, do secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpo Menestrina, e demais autoridades municipais.

Sobre a atualização, o secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpo Menestrina, explica que a idéia é facilitar ainda mais o acesso às informações geradas pelo sistema de monitoramento do AlertaBlu. “A prevenção é a melhor forma de mitigar os desastres naturais que a nossa região recebe e tornar nossa ferramenta de informação mais atrativa e intuitiva também é uma forma de prevenção”, afirma.

Novas funcionalidades

As atualizações do aplicativo já iniciam pelo ícone, que passou por uma reformulação e agora tem um formato mais moderno, utilizando as cores da Secretaria Municipal de Defesa Civil. Já na tela inicial também é possível notar uma mudança significativa. Antes a tela inicial mostrava apenas o nível atualizado do Rio Itajaí-Açu e agora recebe as informações de temperatura registrada no município e também a situação atual do status do monitoramento de chuva e probabilidade de escorregamento.

Ao acessar o nível do rio, o usuário notará que o aplicativo agora traz os dados mais atuais acompanhado de uma tendência de variação do rio (aumento/diminuição do nível). Também é possível verificar as informações em dados gráficos de variação do nível do Rio Itajaí-Açu.

Nas telas de Previsão do Tempo e Escorregamento e Chuva também ocorreram melhoras na disposição das informações. Agora, com a atualização, há um maior detalhamento da previsão diária do tempo separada por períodos do dia, além da informação das temperaturas mínima e máxima, nebulosidade, precipitação e velocidade do vento. Na aba de Escorregamento e Chuva foi feito a identificação de cores de acordo com o estágio de alerta aos quais as regiões se encontram.

Outra novidade é que as notificações poderão ser configuradas por categoria. Dessa forma o usuário poderá configurar de acordo com sua preferência. Além disso, todas as telas se tornaram compartilháveis, permitindo que o usuário divulgue as informações com seus contatos em suas redes sociais.

A página dos abrigos também recebeu melhoria na disposição das informações, passando a mostrar a lista dos endereços dos abrigos cadastrados no município, juntamente com o mapa que disponibiliza a rota para o abrigo selecionado. As Ruas e Cotas também foram atualizadas, passando a trazer as informações das cotas das ruas por bairro, podendo ser filtrada por ordem alfabética ou por cota, crescente e decrescente.

Ainda dentro do app o usuário terá acesso aos contatos oficiais da Prefeitura, além de outras esferas do governo e órgãos públicos. Além disso, também é possível registrar uma ocorrência, possibilitando que o cidadão acione a Defesa Civil em tempo real em caso de alagamento, deslizamento, edificação avariada ou enxurrada.

Sobre o aplicativo

O aplicativo foi desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau e teve o seu lançamento em 2015. Até o momento, o app teve mais de 102 mil downloads. Para baixar, basta acessar as lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS e pesquisar pelo nome, ou então acessar o site da Prefeitura, clicar no menu “utilidades” e depois escolher a opção “aplicativos para smartphones e tablets”. O AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente.

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta