Ambulatório para casos pós-Covid de Blumenau começa em agosto e atenderá todos municípios da região

Foto: Karolina Bonin/PMB

Com a expectativa que o atendimento comece no dia 16 de agosto, o futuro Ambulatório Referência para Casos Pós-Covid-19 de Blumenau atenderá também os pacientes de outras 13 cidades da AMVE, ex-AMMVI.

Convênio neste sentido foi assinado na tarde desta segunda-feira, 2, junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a reitora Márcia Sardá.

Pacientes com algum tipo de sequela serão atendidos no Hospital da Universidade Regional de Blumenau (Furb), localizado no bairro Fortaleza Alta. No local, as equipes multidisciplinares irão cadastrar e monitorar os pacientes considerados recuperados e que apresentam sequelas relacionadas a doenças pulmonares – podendo ocasionar fraqueza respiratória e sequelas cardíacas – que podem levar a sintomas como arritmias. O acompanhamento destes pacientes visa minimizar complicações de outras doenças que podem ser afetadas por essas sequelas.

O Consórcio de Municípios aportará R$ 1 milhão por ano.

“Discutimos ele desde o ano passado na Prefeitura de Blumenau, buscando garantir o tratamento adequado para os afetados pelo Coronavírus após o término do isolamento. É um momento de felicidade para a saúde de Blumenau e fico feliz em podermos dividir esse projeto com outros municípios da região. Um trabalho que sempre buscamos fazer em conjunto na pandemia, trabalhando pelo que é mais importante, que são as pessoas”, afirma Hildebrandt.

O Ambulatório Referência para Casos Pós-Covid-19 terá capacidade para atender 65 novos pacientes todos os meses, além de executar 915 procedimentos mensais como consulta médica em atenção especializada, fisioterapia, exames complementares, atividade educativa em grupo para cuidadores, familiares e pacientes, atendimento em psicoterapia de grupo para pacientes e eletrocardiograma, espirometria ou prova de função pulmonar completa com broncodilatador.

O agendamento das consultas e exames será feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação. A solicitação para acompanhamento deverá ser feita na unidade de saúde de referência do usuário morador de uma das cidades que integram o convênio. A prescrição de medicamentos também vai seguir a Política Nacional de Medicamentos, respeitando os limites da REMUME de cada município.

Fonte: da redação, com informações da Secom PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*