Abertura do Julho Laranja em Blumenau conta com palestra do senador Amin, que era governador na enchente de 1983

Foto: Marcelo Martins

A sexta-feira, dia 30 de junho marcou a abertura do Julho Laranja, que é o mês de prevenção a desastres naturais. A Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (Sedeci) preparou vários atrativos para o decorrer do mês, visando trazer a tona todas as dificuldades vivenciadas no passado e refletir sobre o que aprendemos. A cerimônia foi realizada na sede da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve).

Além da presença do senador e ex-governador do Estado, Esperidião Amim, a cerimônia contou também com a presença do prefeito Mario Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis e também das entidades que compõe o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Um vídeo foi exibido sobre o tema.

Para a abertura, o senador Amim, governador do Estado na tragédia de 1983, veio a Blumenau para dar uma palestra sobre o tema “40 anos depois”, recordando a situação daquela época, quando a cidade contabilizou 50 mil desabrigados e oito vítimas fatais. O nível do rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 15,34 metros, deixando vários bairros alagados e outros ilhados.

“Naquela época não tínhamos os recursos tecnológicos de hoje em dia, muito menos a velocidade e agilidade na comunicação, e isso dificultava no contato com os atingidos para prestar o socorro e para acolher as famílias, mas conseguimos superar com o apoio de vários órgãos que se mobilizaram, além da própria solidariedade da população que se desdobrou para ajudar o próximo”, considera o senador.

Do mesmo modo, o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, faz questão de exaltar a solidariedade do povo blumenauense. “Blumenau já conviveu com 95 enchentes em sua história, e cada uma delas foi superada com muita perseverança e compaixão dos moradores, ajudando uns aos outros. E esta é uma das mensagens que o Julho Laranja traz para nós enquanto moradores no município e para que tenhamos respeito com os limites impostos pela natureza”, analisa.

Julho Laranja

Entre as outras ações do Julho Laranja, haverá exposição itinerante com registros fotográficos da época das enchentes junto aos terminais de ônibus  (Velha, Garcia e Aterro), no período de 17 a 21 de julho, e por fim, no Norte Shopping, no período de 20 a 24.

No dia 4 de julho, realização do tradicional simulado de evacuação dos educandários do município com o propósito de capacitar tanto profissionais como estudantes, para um cenário de possível incidente na instituição, necessitando uma desocupação imediata da unidade.

Também está prevista uma ação na comunidade no dia 8 de julho, atendendo a região da Velha Grande. A agenda, que ocorre na EBM Conselheiro Mafra, conta com a parceria de outras secretarias municipais para atendimento e ações de cidadania.

No dia 12 de julho, uma visita técnica da equipe da Defesa Civil de Blumenau está prevista no Alto Vale catarinense, para averiguação das barragens nas cidades de Taió e também em Ituporanga.

Outras ações ainda ocorrem dentro do mês de julho, como treinamento a servidores, capacitação, trilha guiada ao Parque das Nascentes, além da campanha de doação de sangue, que perdurará durante todo o mês.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*