Abaixo-assinado quer mostrar à União Europeia que amor não é turismo

Foto: divulgação

A Gabi, brasileira, namora o Markus, alemão. Ele está na Alemanha e ela, em Blumenau. Devido à pandemia da Covid-19, várias tentativas de se reencontrarem foram frustradas. A União Europeia classifica seus pedidos de visto como turismo. Na busca de informações sobre a sua situação, a Gabi encontrou na internet a petição #LoveIsEssential, um movimento dos casais, encabeçado por um alemão cuja namorada é também brasileira, para mostrar à União Europeia que um encontro de namorados vai além de uma visita turística e pedir a liberação da entrada dos cidadãos não europeus romanticamente envolvidos, mas não formalmente casados, com europeus. 

A petição está disponível em https://bityli.com/ugh0h. O documento tem mais de 15 mil assinaturas e precisa chegar a 25 mil para ganhar a expressão necessária. Alguns políticos alemães já estão envolvidos na causa. A revista Vogue e o jornal New York Times já publicaram reportagem sobre o tema.

Vamos divulgar a petição e ajudar esses casais a se reencontrarem?

Amor é essencial

A Gabi também encontrou, nos mais de 20 grupos e comunidades no Facebook (sim, a Gabi virou a loka da internet), uma legião de pessoas que estão vivendo o mesmo drama. Sentindo que precisava fazer mais do que participar dos fóruns coletando e dividindo informações e assinar a petição, a Gabi queria partilhar a sua história de amor e ouvir os relatos das demais pessoas. Ela e o Markus abriram um perfil no Insta, @loveis.essential, e convidaram algumas pessoas para enviarem seus relatos. Em 7 dias (hoje!, dia 15) eles já coletaram mais 100 depoimentos de pessoas de 40 diferentes nacionalidades.

“Eu busquei informações e encontrei milhares de pessoas vivendo a mesma situação. Senti um certo alívio quando comecei a conversar com as algumas delas e conheci seus romances. Sofro por estar longe do Markus e não ter perspectiva de quando poderemos nos ver novamente, mas poder dividir o relato do nosso amor e ouvir o das outras pessoas me trouxe conforto, me mostrou que o amor supera qualquer distância e acredito de verdade, que por meio dessa petição, ele superará fronteiras físicas também”, afirma Gabi. Por meio de seu perfil @loveis.essential, ela e Markus continuam buscando assinaturas para a petição e dividindo as histórias de outros tantos casais.

Gabriela Kieling é servidora pública em Blumenau e tem 32 anos. Markus Burkhardt, tem 27, é treinador de futebol e mora em Dornstetten, cidade próxima a Stuttgart, na Alemanha. Eles se conheceram pelo Instagram no início de 2019 e desde então mantêm um namoro. “Ele é tudo o que eu sempre quis num parceiro. Ele é o amor da minha vida!”.

E aí, vamos ajudá-los a se reencontrarem?

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta