A segunda parte da Reforma Administrativa na Prefeitura de Blumenau

FOTO: Eraldo Schnaider Secom

As informações são ainda extra-oficiais. Mas o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) deve bater martelo sobre a segunda etapa da reforma administrativa neste fim de semana. Em seguida, comunicará à Câmara de Vereadores e deve fazer o anúncio na próxima semana.

A concepção da reforma já mudou algumas vezes, chegou-se a cogitar com a extinção/fusão de cerca de oito secretarias, mas apenas duas estruturas devem desaparecer: secretaria de Regularização Fundiária, que vai para a secretaria de Desenvolvimento Social e a PROEB/Parque Vila Germânica, que passará para a secretaria de Turismo.

A grande mudança está que praticamente todas estruturas que estão na administração indireta – fundações e autarquias – passarão para a administração direta. Apenas o SAMAE, que é superavitário, não será mexido.

O objetivo, além da economia, é racionalizar e otimizar a prestação de serviços.

Cerca de 30 cargos comissionados serão extintos, que, somados aos 75 da URB, chegam a 105, de um total de 418, o que representa corte de 1/4 dos servidores de confiança.  Isso sem contar os quase 500 celetistas da Companhia Urbanizadora de Blumenau, boa parte com FGs, Funções Gratificadas.

Outra mexida deve acontecer na questão orçamentária, com a extinção de aproximadamente 500 vagas para concursados hoje não preenchidas, mas previstas, que obrigam a Prefeitura a prever recursos para as pastas correspondentes. Essas vagas não são na área da educação, nem a saúde, de acordo com a informação que chegou para mim.

O prefeito deve aproveitar a mudança para fazer algumas mexidas no primeiro escalão. E prepara um pacote de concessões para a iniciativa privada, assuntos para outras postagens.

 

3 Comentário

  1. Eu fiz um vídeo no qual dizia que o napoleãozinho bernardeszinho netozinho iria deixar os seus comissionados na rua da amargura.

    E não deu outra!!!

    O politiquinho foi muito traidorzinho, ou seja, não cumpriu o mandato que lhe fora determinado pelas urnas.

    Só pensou no seu umbiguinho e os eleitores que se explodissem.

    Coisa feia, napunzinho!

    Coisa feia!

    É pena!

  2. o que adianta diminuir os comissionados e chamar o mesmo pessoal de novo como aconteceu com o pessoal do PP, quase todos já estão de volta, assim não tem como entender essa administração.

  3. A grande mudança está que praticamente todas estruturas que estão na administração indireta – fundações e autarquias – passarão para a administração direta. Apenas o SAMAE, que é superavitário, não será mexido.

    No SAMAE não querem mexer , claro . É superavitária , como a URB era a anos atrás , até que deixaram ruir as finanças , sabe lá como , ou sabemos ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*