A proposta do PSD ser uma “nova” via na eleição presidencial pode beneficiar candidatura de Napoleão Bernardes em SC

A vinda do presidente nacional do PSD a Santa Catarina na última sexta-feira animou as lideranças estaduais para o papel do partido no processo sucessório catarinense em 2022. Gilberto Kassab  garantiu com todas as letras que o PSD terá candidato ao Governo, mas,  além disso, explicou a composição que está se desenhando para a eleição do ano que vem nos principais estados e também para a disputa presidencial.

Este desenho revela a preocupação do partido em se constituir em uma terceira via frente a eventual polarização entre Bolsonaro e Lula. E o sonho é grande e parece encaminhado, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, hoje no DEM, como candidato a Presidência da República, e Luiza Trajano, do Magazine Luiza, como candidata a vice.

A possibilidade foi dita por Kassab a alguns interlocutores na reunião em Florianópolis. O manda chuva do PSD ainda falou que o partido terá candidato ou estará na chapa majoritária nos estados mais importantes do país, como Rio de Janeiro. Minas Gerais, Paraná e São Paulo. No estado paulista, o nome forte é o ex-governador tucano, Geraldo Alckmin. Outro tucano graúdo que já migrou é Antonio Anastasia, ex-governador de Minas Gerais.

Trazendo isso para Santa Catarina, esta “nova” via diminui as chances de candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, pela proximidade com o presidente Bolsonaro. A disputa ficaria entre o ex-governador Raimundo Colombo e o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, que tem o aval dos caciques do PSD, deputado Júlio Garcia e Jorge Bornhausen.

Colombo tem o recall de ter sido governador, o que também pode ser prejudicial na hora da campanha. Napoleão está afastado da política, mas une juventude e experiência administrativa e está motivado para a disputa, que entende que pode recolocar o Vale do Itajaí no cenário político eleitoral.

1 Comentário

  1. Seria muito bom termos um governador da nossa região , basta saber se vai cumprir o mandato , pois como Prefeito , não o fez .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*