A incrível história do estagiário da Câmara de Blumenau que se passou por agente do GAECO e é condenado pela Lei Maria da Penha

Foto: CMB

O nome de um estagiário lotado no gabinete do vereador Carlos Wagner, o Alemão (PSL), dominou os bastidores da Câmara de Blumenau nesta abertura dos trabalhos legislativos de 2022.

É que ele responde um processo de 2018, por se passar por agente do GAECO e buscar documentos na Prefeitura de Rio do Sul. Obteve êxito nos primeiros dias, até gerar suspeita e ser denunciado. Responde por falsidade ideológica e outros crimes. O processo que vai virar um termo circunstanciado e está na reta final, só demorando pela dificuldade de encontrar o autor para ouvir o depoimento dele.

Mas o rapaz, de 24 anos, é condenado pela Justiça por crime de agressão e ofensas contra  a mulher, a Lei Maria da Penha, crime ocorrido também em 2018 e transitado em julgado em 2020.

Conversei com o vereador Alemão, que disse desconhecer a condenação pela Lei Maria da Penha. Disse que sabia do processo por falsidade ideológica, mas como ainda não há sentença entendeu que poderia contratar, depois de conversar com integrantes da Mesa Diretora.

Atribui o vazamento das denuncias a seu não aceite para participar do bloco hegemônico, anunciado nesta terça-feira, mas concorda que deveria ter mais informações sobre a pessoa contratada para trabalhar no seu gabinete.

A contratação de estagiários na Câmara se dá via CIEE. Quando lotados nos gabinetes, são de indicação dos vereadores, que encaminham a solicitação para a Mesa Diretora, que passa para o RH e este aciona o tradicional órgão de seleção de estagiários.

A Câmara exige ficha criminal para quem for trabalhar no Legislativo, mas no caso dos estagiários caberia ao CIEE averiguar este tipo de situação, explica o diretor da Câmara, Luciano Felizardo. Ele disse que o contrato do estagiário foi encerrado nesta quarta-feira, assim que tomou conhecimento das denuncias.

1 Comentário

  1. Se o vereador sabia do processo de falsidade ideológica , mesmo sem a sentença final , porque contratou ?????

    Atribui o vazamento das denuncias por não ter aceito participar de um Bloco ?
    Então significa que todos sabiam , mas não denunciaram ? Eles guardam informações para utilizar como moeda de troca ?

    Isto não é uma Câmara , é uma quadrilha .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*