Espetáculo “13 Gotas” chega a Blumenau

Foto: divulgação

A importância da água é lembrada de forma lúdica e brincalhona com o espetáculo “13 Gotas”, do BuZum!, que percorre algumas cidades catarinenses e chega a Blumenau na sexta-feira, 4, com sessão  gratuita, dentro do ônibus BuZum!, um teatro de quatro rodas, possuindo uma sala de teatro, palco, iluminação, ar condicionado com capacidade de receber 50 pessoas por sessão.

Em Blumenau, evento acontecerá na Escola Básica Municipal Francisco Lanser, rua Alfredo Lanser, 133, bairro Tribess. Horários: 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10 e 14h50.

O espetáculo “13 Gotas” foi criado a partir da pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 Gotas poderiam ser consumidas pelos homens, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

A partir desses dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural tão importante, porém escasso de forma educativa e com muita diversão, por meio de um conto especial. Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores, trazendo a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água. Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças poderão aprender como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa múndi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e porque é importante o uso consciente desse bem para o planeta.

A itinerância pelas cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Valgroup, empresa líder global em soluções únicas em papel e embalagens de papelão ondulado. Depois o BuZum! segue para outras cidades do Brasil.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta