A fila da cidadania

Foto: Fabrício Theophilo/Informe Blumenau

Talvez a parte mais visível tenha sido as longas filas que se formaram em alguns locais de votação, mas a eleição para escolher 15 conselheiros tutelares em Blumenau no último domingo foi um momento importante para a construção da cidadania através da participação efetiva  da comunidade. O número de 8.449 pessoas votantes superou as expectativas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes). O diretor Marcelo Althoff falou que trabalhavam com uma expectativa de 5 mil votantes. Ele explicou que essa é a primeira vez que a eleição para conselheiros é aberta a população, de forma facultativa, e por isso não tinham referência de como seria. Antes apenas entidades e pessoas ligadas aos direitos das Crianças e Adolescentes podiam participar.

Foram 19 locais de votação, número suficiente de acordo com o diretor. “Mas agora avaliando melhor, poderíamos ter aberto mais sessões nestes locais”, afirma Marcelo, lembrando que a responsabilidade para organizar a eleição ficou a cargo da Prefeitura. Os novos conselheiros assumem no dia 10 de janeiro de 2016, com um salário de R$ 3.800,00.

Quer saber os nomes dos eleitos e mais informações? Confira no release da Secretaria de Comunicação da Prefeitura:

Divulgada lista dos novos conselheiros eleitos pela comunidade

O fim de semana foi movimentado para mais de oito mil eleitores que compareceram no domingo, dia 4, em 19 locais de votação na cidade para a escolha dos 15 novos conselheiros tutelares, que começam atuar no município a partir de janeiro. De acordo com o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), Marcelo Althoff, foram computados 8.449 votos válidos. “Para a votação, contamos com a participação de 150 servidores da Prefeitura para ajudar no evento. No total, foram 124 candidatos disputando as 15 vagas”, diz Marcelo.

A Semudes está elaborando agora uma capacitação que será realizada com os novos conselheiros. Por isso, os candidatos serão convocados para comparecer junto à secretaria. A função dos conselheiros, que atuam de forma independente no município, é promover a defesa do direito da criança e do adolescente, incluindo a proteção desses direitos. Mesmo assim, trabalham integrados aos setores da cidade que têm ligação restrita com as atividades de proteção à criança e ao adolescente.

conselho_tutelar

Confira a relação completa dos 15 novos conselheiros:

1        277     Silvia Sarita Werner
2        258     Jaqueline Cássia Mette
3        241    Vânia Aparecida. Schramm Nascimento
4        229    Rafael Miguel Borges dos Santos
5        219     Gilberto Alba Parisotto (Beto Parisotto)
6        216     Sérgio Ronchi
7        213     Miller Domingues Lopes
8        189     Emerson Felippi
9        180     Leandro Schneider
10      176     Vivian Persuhn Gielow
11      174     Elisangela Furtado de Souza
11      174     Rosa Maria Lemos Ruthes (Rosa Lemos)
13      173     Ivan Vetter
14      158     Admilson Dutra
15      155     Leize Fraga Moritz

FONTEJoni César /SECOM

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta