A contabilidade oficial da Prefeitura para os contratos da Operação Ponto Final e os impactos nas obras

Foto: Giovanni Silva/PMB

Alguns veículos de comunicação já fizeram esta relação, mas o Informe Blumenau aguardou os dados oficiais da Prefeitura sobre os contratos, empreiteiras e obras impactadas pela Operação Ponto Final, realizada pelo GAECO, que apura possíveis irregularidades em contratos firmados pelo Município na gestão passada, ligados à Secretaria de Obras. Vale lembrar que o Poder Judiciário bloqueou as contas das empresas investigadas e também as proibiu de firmar novos contratos com o Poder Público.

A Prefeitura diz que são 20 contratos atingidos e as obras da reforma da Ponte Santa Catarina e da ponte na Rua Santa Terezinha, no bairro Progresso, são consideradas as situações mais críticas.

Cerca de 57% das obras na ponte Santa Catarina, na Itoupava Norte, foram executadas, mas a empreiteira contratada está com dificuldades em continuar e a rescisão contratual está na pauta. O objeto da Secretaria de Obras é garantir que a atual empresa ao menos conclua a conclusão da parte das calçadas na Rua 2 de Setembro.

Já a ponte Santa Terezinha, na região sul da cidade, está com 85% dos trabalhos executados, mas corre risco de rescisão, pois a empresa está com dificuldades de dar continuidade aos trabalhos.

Outra obra importante, que estava na reta final, é na Rua Divinópolis, que tem mais de 90% executada, mas teve seu ritmo de trabalho reduzido. Segundo a Prefeitura, a empresa se comprometeu a realizar a parte de pavimentação da via nos próximos dias.

As obras na Rua Frederico Jensen, com 20% do trabalho executado, e Ari Barroso, com 40%, seguem seu ritmo de trabalho.

Já a reurbanização da Rua 1º de Janeiro ainda não iniciou os trabalhos, e o prolongamento da Rua São Valentim está na fase de recurso da licitação.

Sobre as obras que não começarão no prazo previsto estão a Ponte do Complexo da Itoupava Norte, rotatória da Rua Benjamin Constant, revitalização da Rua Santa Terezinha, contenção da Rua Walter Berner e reurbanização da Rua Franz Volles.

Um problemão e tanto para a cidade e para a administração Egidio Ferrari (PL), que vê malfeitos praticados na gestão passada trazendo impactos muito importantes na atual gestão, que sofrerá os respingos dos atrasos e paralisações no humor da opinião pública.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*