Prefeito Napoleão Bernardes decreta o fim do Consórcio Siga

Foto: Fabríchio Theophilo/Informe Blumenau

Na entrevista coletiva concedida na manhã deste sábado, 23,  o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) fez o que a comunidade esperava dele. Se vai dar certo, são outros quinhentos.

Foto: Fabríchio Theophilo/Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo/Informe Blumenau

O prefeito, após concluir todas etapas jurídicas, burocráticas e de prospecção, decidiu pela caducidade da licitação do Consórcio Siga e das três empresas que fazem parte: Rodovel, Verde Vale e Glória. A partir da zero hora de domingo o serviço de transporte coletivo, um serviço público, passa pela maior ruptura de que se tem história.

No dia primeiro de fevereiro uma nova empresa deve estar operando na cidade, em caráter emergencial, por seis meses, prorrogáveis por outros seis, até ser feita nova licitação. Ela trará cerca de 240 ônibus e absorverá, prioritariamente, a mão de obra atual.

o fim do siga blumenauA Prefeitura já definiu quem fará o serviço, mas preferiu não abrir o jogo.

A definição sobre o desligamento e a recontratação dos trabalhadores fica para segunda e terça-feira, depois da assinatura do contrato com a nova empresa e a notificação oficial para todas as partes envolvidas, no caso o sindicato, Glória, Rodovel e Verde Vale.

Legalmente Blumenau ficará sem transporte coletivo a partir deste domingo, mas é possível que já neste sábado eles deixem de circular, assim que as empresas sejam notificadas. Será assim durante toda a semana, até a primeira segunda-feira de fevereiro.

A Prefeitura tentará montar um esquema de transporte alternativo, mas, se conseguir, ele será muito parcial.

Ou seja, a população precisará ter paciência, mais uma vez. Agora com uma boa justificativa.

AINDA HOJE: O Informe Blumenau trará mais informações sobre o fim do contrato com o Consórcio Siga

VEJA TAMBÉM: Fim do Consórcio Siga: o que acontecerá com os trabalhadores?

8 Comentário

  1. Parabéns a vc Sr. Prefeito…só uma pergunta…e como vai ficar as pessoas que tem créditos no cartão Siga????

  2. O Prefeito Napoleao acaba de romper o contrato com o Consórcio Siga. Decisão histórica e corajosa, que dará condições de buscar um transporte digno para Blumenau.

    Napoleão teve a coragem de tomar essa decisão, quando outros prefeitos apenas adiavam a solução do problema.

    O rompimento já era esperado e a população deve ter a compreensão de q alguns dias sem ônibus são necessários para viabilizar um transporte de qualidade.

    Os últimos meses foram de um trabalho silencioso, respeitando questões legais e burocráticas, sem férias, sem horário, com foco total.

    Agora vem o grande desafio: viabilizar o transporte emergencial, com uma frota atualizada e que possa cumprir com obrigações contratuais.

    “Nos não procuramos show, não procuramos aplauso fácil. Tomamos decisões firmes, equilibradas para q tenhamos resultados consistentes, sem demagogias. Apanhamos calados, mas com a consciência tranquila de fazer o melhor para a cidade. Popularidade vem e passa, o que ficam são as marcas de responsabilidade, respeito e compromisso com as pessoas.”

    E você que só sabe reclamar, sabe onde buscar 200 ônibus e 1400 funcionários pra dirigir os ônibus?? Então. .. antes de falar besteira por aí, esperem pelo trabalho silencioso e responsável dessa gestão.

  3. Sr Prefeito Napoleão faça uma experiência de lotação com os taxis,novos taxis com opção de lotação eles circulam pela cidade em linhas retas de ponto a ponto .tipo um taxi sai do garcia e vai ate ao aterro cobrando uma passagem.o taxista circula pegando passageiros,ele circula e cobra o preço de uma passagem de onibus R$ 3,40. estive no estado de RR cidade de BOA VISTA E LA FUNCIONA MUITO BEM.

  4. Trabalho bem feito , não precisa aplausos e sim de atitude. Agora sim estamos tendo atitude de um líder e seus colaboradores.Espero que o transporte seja de qualidade.Porque as pessoas que estavam antes como cobradores e motoristas demonstravam a maior falta de educação para com os usuários do transporte.

  5. Porque o prefeito nao interviu ate pagarem todos os salarios atrasados e ai sim colocar outra empresa. Ele simplesmente ferrou com os funcionarios que vao trabalhar descontentes na nova empresa.podem esperar que as greves vao continuar.

  6. As greves vao continuar.Com certeza o prefeito vai ser financiado pela nova empresa.

  7. A bomba estourou na mão do Napo sorriso. JPK está tranquilo foi ele que começou tudo isso,mais o Napo sorriso já sabia no que iria acontecer.Esse tempo todo esteve na câmara de vereadores como estagiário,cargo em comissão,vereador agora então prefeito do sorriso,todos os lugares que passou as informações chegavam.Tem gente que fica defendendo um governo totalmente irresponsável,perdido no tempo,fracassado sem atitude e moral.O usuário passou o final de ano e natal sem transporte na cidade,seus trabalhadores sem salário,décimo e vale alimentação então NAPOLEÃO COMO FICA AGORA?Todos na rua!!!!!!!.O povo andando de pé,o Napo e o JPK de carro e ar condicionado.Não precisa mais da ponte na rua Itajai mais um fracasso da gestão sorriso.

  8. Papo furado Edson. Romper um contrato de consórcio como o SIGA não é simples, se o Napoleão se precipitasse, qualquer juiz viria e reverteria a decisão. Ele agiu bem e no tempo certo. Antes de criticar o Napoleão, lembre que ele teve 3 heranças malditas do JPK. O SIGA, a Foz do Brasil e dívida de milhões na prefeitura.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*