Penitenciária de Blumenau será inaugurada terça-feira

Foto: Jaime Batista/Blog do Jaime

A nova Penitenciária Industrial de Blumenau será inaugurada na próxima quarta-feira, 27, às 10 horas. É uma ação do Governo do Estado para um dos grandes problemas da região, que é a superlotação do atual presídio, que já foi considerado modelo há 10 anos e hoje é considerado o pior de Santa Catarina.

A ação vem tarde, mas pelo menos veio. A nova unidade, localizada na rua Silvano Cândido Sênior, que liga Blumenau a Gaspar pela Ponta Aguda, tem espaço para 599 detentos, com uma área total de 8,6 mil metros quadrados.

A penitenciária é parte do projeto proposto pelo Governo. O projeto original prevê um Complexo Penitenciário, com uma estrutura de presídio de outra para abrigar detentos do regime semi-aberto. Não há previsão de data para que fiquem prontos.

Segundo release da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau, no espaço da penitenciária industrial, “terá área de saúde, espaço para educação e áreas para instalação de empresas que empregarão apenados, além do espaço de vivência dos reeducandos, com áreas de banho de sol, espaço para visita familiar e atendimento dos advogados”.

Durante a inauguração serão serão apresentados os 90 agentes penitenciários, 25 técnicos em atividades administrativas, dois assistentes sociais e dois psicólogos admitidos em caráter temporário para operacionalização da unidade. Também serão assinados convênios com empresas privadas que oferecerão vagas de trabalho remunerado aos apenados dentro das instalações da nova estrutura prisional.

Em entrevista para o Jornal de Santa Catarina, o interventor do presídio hoje, que será diretor da nova unidade, Marco Antônio Caldeira, 400 dos 950 apenados serão transferidos para o novo espaço na primeira fase.

Foto: Jaime Batista/Blog do Jaime
Foto: Jaime Batista/Blog do Jaime

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*