Segunda-feira é dia de paciência e empatia nas escolas e CEIs da rede pública de Blumenau

Foto: Michele Lamin

Esta segunda-feira, dia 29, ocorre a mudança nos serviços de limpeza e vigilância nas escolas e CEIs da rede pública municipal, motivada pela impossibilidade da Orcali renovar os contratos em virtude de uma decisão judicial, por ser alvo da Operação Sentinela, do GAECO.

Será como trocar o pneu com o carro rodando. São cerca de 600 trabalhadores, 450 na limpeza e 150 na vigilância nas 128 unidades educacionais, sendo que uma parte significativa deles não estará apta a começar no serviço.

Os vigilantes armados deixam de existir; serão substituídos por agentes de vigilância. Quarta e quinta passadas, a prefeitura chamou os 77 aprovados na seleção para ACTs feita no ano passado. 44 compareceram, cinco desistiram. Na segunda-feira, o município abre chamada pública para contratar outros 200 profissionais.

Ou seja, a operação de vigilância tem tudo para ser improvisada. A prefeitura diz que, neste começo, vai relocar os vigilantes que atuam em outras estruturas do poder público, sem experiência em escolas. Deve demorar pelo menos uma semana para que os novos trabalhadores estejam capacitados e aptos a atuar.

Já na troca do serviço de limpeza, foi feito um contrato emergencial com a empresa Sim Comércio e Serviços, que tem know-how na prestação de serviços, por fazer parte do mesmo grupo econômico da Minister, que presta serviços para a Oktoberfest, entre outros clientes.

A empresa precisa disponibilizar 493 trabalhadores e muitos profissionais que prestavam o serviço da Orcali devem ser reaproveitados, o que facilita a nova operação. O contrato firmado é de R$ 14.724.767,70, por seis meses, R$ 2.454.127,95 mensais.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*