Sistema de mapeamento geográfico da saúde de Blumenau é premiado como modelo de boas práticas em Santa Catarina

Foto: PMB
Blumenau consolida a posição de referência em gestão de saúde pública durante a 8ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”, evento realizado em Chapecó, entre os dias 11 e 13 de março. A premiação pelo trabalho ‘Sistema de informação geográfica como ferramenta de apoio à gestão clínica e territorial na APS’ mostra que o geoprocessamento mapeia as necessidades de saúde da população de forma precisa, permitindo que a Atenção Primária à Saúde (APS) atue de forma mais estratégica na região.
Na prática, a equipe de saúde em Blumenau juntou informações médicas dos pacientes com dados de onde eles moram. Com isso, criaram mapas e painéis digitais que ajudam os profissionais a:
* planejar melhor as ações,
* decidir quem precisa de atendimento primeiro,
* organizar visitas em casa,
* procurar pessoas mais vulneráveis,
* acompanhar gestantes e pacientes com doenças crônicas.
Eles usaram tecnologia para mapear a comunidade e assim cuidar das pessoas de forma mais organizada e eficiente. Ao unir tecnologia e análise de dados, o projeto provou ser uma ferramenta indispensável para tornar o atendimento do SUS mais ágil e eficiente.
Para a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, essa premiação é o reflexo de uma gestão que entende a tecnologia como aliada direta da vida das pessoas. “Nossas equipes mostraram para todo o estado que quando transformamos dados em inteligência territorial, conseguimos levar mais saúde exatamente onde o cidadão mais precisa. E esse reconhecimento não apenas valida o trabalho de excelência da saúde de Blumenau, como também nos motiva a continuar inovando para fortalecer cada vez mais a gestão pública da nossa cidade como referência em eficiência e acolhimento.”
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, destaca o valor desse reconhecimento. “Estar entre os destaques é o reconhecimento de que Blumenau está no caminho certo ao investir em soluções modernas para desafios antigos, sem nunca perder de vista o acolhimento humano que a nossa população merece.”
Eduardo Trevizoli Justo, idealizador do trabalho e médico da rede pública de saúde de Blumenau, acredita que a gestão da Atenção Básica exige transformação de dados em informação real. “Este trabalho é o reconhecimento de uma trajetória dedicada em cuidar melhor das pessoas, em gerir vidas com eficiência, e permite qualificar o SUS, melhorar o atendimento à população, e otimizar os recursos.”
Além do trabalho vencedor, que segue para a etapa nacional, Blumenau apresentou outras oito iniciativas que demonstram o equilíbrio entre a gestão digital e a assistência humanizada.

Confira os demais trabalhos de Blumenau que foram a Chapecó

 

• Amparo às famílias na delicada transição para o domicílio
• Serviço social remoto do SAD de Blumenau via WhatsApp
• Capacitação on-line para novos operadores do sistema nacional de regulação – Sisreg
• Atendimento social a pacientes em oxigenoterapia domiciliar em Blumenau
• Bem-estar e saúde mental para todos – modelo de sucesso para grupos de saúde na APS
• Guia de comunicação – como falar sobre alimentação no final do dia
• Triagem auditiva em escolar em Blumenau

• Utilização de planilha em nuvem na transparência dos dados semanais dos agravos em Blumenau

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*