O prefeito de Brusque, André Vechi, assumiu nesta sexta-feira (20) a presidência da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). A posse ocorreu durante assembleia geral ordinária dos prefeitos da entidade, que também oficializou os novos integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
Ao assumir o cargo, André Vechi ressaltou a importância da atuação conjunta entre os 14 municípios do Vale Europeu. “Queremos, de forma conjunta, pensar políticas públicas e fortalecer a articulação com os demais entes para melhorar a qualidade de vida não apenas de forma individual, mas regionalmente, porque temos muitas demandas semelhantes”, afirmou.
O novo presidente destacou que dará continuidade à execução do planejamento estratégico da entidade, com foco especial em mobilidade urbana regional, defesa civil e cidades inteligentes.
“Precisamos pensar estratégias de mobilidade urbana de forma conjunta, diante do acelerado crescimento de nossas cidades. A defesa civil é um tema fundamental para nossa região, pois temos o desafio de mitigar os impactos de eventos climáticos, especialmente chuvas intensas e enchentes”, destacou.
Para o novo presidente, avançar em políticas de cidades inteligentes também está entre as prioridades, principalmente no que tange à segurança pública. “Queremos crescer de forma coordenada e estruturada, sempre buscando parcerias com o Governo do Estado e, quando necessário, com o Governo Federal”, afirmou Vechi.
Ao lado do prefeito Vechi nesta nova gestão, integram a Diretoria Executiva: Egídio Maciel Ferrari, prefeito de Blumenau, como vice-presidente institucional; Geleade Gadiel Wollert, prefeito de Doutor Pedrinho, como vice-presidente de Articulação Política; Jean Michel Grundmann, prefeito de Benedito Novo, como vice-presidente de Políticas Públicas; e Nei Paulo Venturi, prefeito de Rodeio, como tesoureiro.
No Conselho Fiscal, foram empossados os prefeitos de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva; de Ascurra, Arão Josino da Silva; de Botuverá, Victor José Wietcowsky; de Gaspar, Paulo Norberto Koerich; de Guabiruba, Valmir Zirke; e de Pomerode, Rafael Ramthun.
O prefeito Marcelo Doutel da Silva, que deixa a presidência da Amve, fez um balanço de sua gestão e agradeceu a parceria dos prefeitos e colaboradores durante o ano em que esteve à frente da entidade.
“O ano de 2025 foi de grandes resultados para a Amve. Tivemos um marco institucional que muito nos orgulha e que simboliza o caminho que desejamos seguir como associação: a certificação Lixo Zero conquistada pela Amve. Somos a primeira Associação de Municípios do Brasil a obter essa certificação, o que nos coloca em posição de protagonismo nacional”, declarou o ex-presidente.
A nova diretoria assume com o compromisso de fortalecer a atuação integrada dos municípios do Vale Europeu, promovendo desenvolvimento regional sustentável, eficiência na gestão pública e melhoria contínua da qualidade de vida da população.
“Faremos uma gestão pautada pela cooperação entre os prefeitos e pelo fortalecimento do municipalismo


Seja o primeiro a comentar