Superintendente do Porto de Itajaí participa da abertura do escritório da ApexBrasil na Índia e destaca oportunidades para SC

Foto: divulgação

O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, participou nessa sexta-feira (20), da solenidade de abertura do primeiro escritório da ApexBrasil em Nova Délhi, na Índia. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da agência, Jorge Viana, durante a missão oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático.

A nova unidade é a 11ª sede internacional da ApexBrasil e reforça a estratégia de ampliação da presença comercial brasileira em mercados considerados prioritários.

A Índia é atualmente o 10º principal destino das exportações brasileiras, com destaque para petróleo bruto, açúcar, óleos vegetais e minério de ferro. Em 2024, o intercâmbio comercial entre Brasil e Índia foi de aproximadamente US$ 12 bilhões. Em 2025, já alcança cerca de US$ 15 bilhões, com expectativa de expansão nos próximos anos.

Estudo da ApexBrasil mapeou 378 oportunidades comerciais para produtos e empresas brasileiras em setores como combustíveis, máquinas, alimentos, saúde e inovação — segmentos que dialogam diretamente com o perfil produtivo de Santa Catarina.

Segundo o superintendente João Paulo Tavares Bastos:

“A presença institucional do Brasil na Índia fortalece a inserção das empresas catarinenses em um mercado estratégico. Para o Porto de Itajaí, significa potencial de ampliação de cargas, novas rotas comerciais e geração de oportunidades para a economia regional.”

Ele ainda destacou: “para o Porto de Itajaí, a ampliação do comércio entre Brasil e Índia representa oportunidade concreta de incremento na movimentação portuária, fortalecimento da cadeia logística e geração de empregos em Itajaí e em Santa Catarina”, avaliou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*