Últimos dias para inscrições de espetáculos no 28º Fenatib

Foto: divulgação

Grupos teatrais de todo o país têm até o dia 28 de fevereiro para inscrever seus espetáculos na 28ª edição do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib). O evento, que já é tradição no calendário cultural brasileiro, está programado para ocorrer entre os dias 10 e 18 de setembro, com a meta de alcançar um público aproximado de 10 mil crianças e jovens. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online, no endereço inarti.org.br, onde os interessados também encontram o regulamento com os critérios de seleção.

O Fenatib é uma mostra não competitiva que reúne produções de diversas regiões do Brasil dedicadas ao público infantojuvenil. A iniciativa é do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura de Blumenau. As apresentações estão programadas para os palcos do Teatro Carlos Gomes, a Sala Carlos Jardim e espaços alternativos, como escolas da região.

Após o encerramento do prazo, uma comissão formada por três especialistas com notável saber na área conduzirá a seleção. Entre os critérios analisados estão a qualidade técnica dos elementos do espetáculo, a coerência entre a proposta de direção e a execução, a valorização da criatividade e a adequação aos espaços do festival. Os grupos selecionados receberão ajuda de custo (calculada com base na distância em linha reta da cidade de origem até Blumenau), além de hospedagem e alimentação.

Um dos diferenciais do Fenatib é a análise de cada espetáculo apresentado. Especialistas na área e críticos de teatro apresentam suas observações visando o aprimoramento artístico das companhias. Paralelamente às apresentações, o festival tem na programação a promoção de oficinas e o 8º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens. Este ano, o tema do seminário é “Teatro e Educação”, trazendo especialistas com atuação nacional e internacional.

A presidente do Inarti e idealizadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann, destaca que o festival também preza pelo registro histórico através de uma revista publicada a cada edição: “Com a publicação de artigos, estudantes e pesquisadores têm na revista uma fonte de informações para seus trabalhos acadêmicos, permitindo que o festival preserve sua história e relevância”, ressalta.

O Fenatib é um evento gratuito, patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Com quase três décadas de história, o festival segue reafirmando a sua missão de formar novas gerações de espectadores e valorizar a produção cultural voltada às crianças e jovens.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*