Sommerfest e Sommer Festival trazem a tradição germânica ao verão de Blumenau

Imagem: divulgação

É janeiro, mas o público já pode começar a preparar o repertório musical e o traje típico. O Sommerfest está de volta e pronto para reunir os apaixonados por música e cultura germânica, entre os dias 29 e 31 de janeiro, no Parque Vila Germânica.

O evento ocorre durante os três dias, no Boulevard e no Setor 4, trazendo de volta tradições e momentos que remetem à Oktoberfest Blumenau. Ele é totalmente gratuito e surge como uma forma de manter viva a conexão do público com a festa alemã também durante o verão, resgatando a paixão pela tradição germânica na região.

Com foco nas apresentações culturais e musicais germânicas, o festival valoriza os grupos que impulsionam e divulgam as tradições. No Boulevard, além da praça gastronômica, que retorna nos moldes da Oktoberfest e do Natal, com opções como Casa do Frango e da Batata Recheada, Casa do Bretzel, Casa do Sorvete, Casa da Batata Frita, Casa do Porco, Casa Vegana e sem glúten, além, é claro, de chope gelado fornecido pela Spaten, também proporciona apresentações culturais. As bandas tradicionais da região prometem animar o público, como Vier Freunde Musikanten, Os Fritz, Die Brands, FassGruppe, Ein Prosit e Nacht Musikanten.

Grupos folclóricos também sobem ao palco, entre eles Original Blumenauer Schuhplattler, Volkstanzgruppe Grünes Tal, Grupo Folclórico Alpino Germânico, Grupo Folclórico Fritz Müller, Gemütliche Blumenauer e Eintrachtvolkstanzgruppe Plattler, que se preparam para encantar novamente os visitantes.

A festa se estende até o Setor 4, que promete cativar o público com música e experiência gastronômica especial, com pratos exclusivos servidos em porcelana e chopes em canecos de vidro, repetindo o formato que foi sucesso no Galegão, durante a 40ª Oktoberfest Blumenau. O espaço permite que o público desfrute de comidas típicas enquanto aproveita as apresentações de diversas bandas tradicionais da região. Os Velhos Camaradas, atração especial que tradicionalmente abre a Oktoberfest, retornam ao palco, ao lado das bandas D’ Fiebes, Stadtkapelle, Society, Champagne e Lino’s.

O Sommerfest vem com o objetivo de resgatar a identidade cultural e o vínculo com as tradições ao longo do calendário de celebrações da cidade, mesmo fora do mês de outubro, o público busca a paixão. A inspiração vem do sucesso do Galegão, que alcançou 97,8% de aprovação em pesquisa realizada após a 40ª Oktoberfest Blumenau, nela identificou-se que a relação do público com as tradições germânicas segue forte e apaixonada, o que reforça a importância de promover eventos que mantenham esse vínculo durante o verão, período em que a população ainda aproveita as férias e já começa a sentir saudade da Oktoberfest.

Sommer Festival

Mas não é só a música germânica que espera o público. Os visitantes também poderão curtir o Sommer Festival, que ocorre no dia 31 de janeiro, no Setor 2 do Parque Vila Germânica. Realizado pela Spaten, cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau, o evento traz alegria e muito pagode ao público, com shows nacionais de grandes nomes do gênero.

O grupo Menos é Mais, criado em 2016, é dono de vários sucessos como “Lapada Dela” e “P do Pecado”, que foi a música mais tocada em plataformas de streaming no Brasil em 2025, gerando expectativa do público. Além deles, o cantor Suel é uma das atrações da noite. Responsável por hits como “Ponto Fraco” e “Fulminante”, ele marca presença em sucessos e na empolgação do público para o festival. O Setor 2 também contará com os DJs Felipe Martins e Tutu, garantindo animação do início ao fim.

Os ingressos estão à venda no site da Eleven Tickets, atualmente no lote 6. Há diferentes modalidades disponíveis, como Pista, Pista Solidária, com desconto mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento, meia-entrada, Open Bar e áreas reservadas para grupos.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*