O Diário Oficial de Blumenau desta quarta-feira trouxe a exoneração de duas pessoas que ocupavam cargos de diretores, um na secretaria de Obras e outro na secretaria de Conservação e Manutenção Urbana. Eram indicações do vereador Aílton de Souza, o Ito, do PL, mesmo partido do prefeito Egidio Ferrari.
As exonerações aconteceram um dia depois da Câmara aprovar um requerimento do vereador Ito, convocando o secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Daniel Hostin, também presidente do MDB local, por conta da suspensão da licitação para serviços de manutenção na cidade, além de cobrar explicações sobre um servidor comissionado, ex-diretor no Samae na gestão passada, que não teria cumprido carga horária como deveria. É ligado ao MDB e a Daniel.
As exonerações, em especial do diretor da SEURB, geraram críticas de vereadores, como Bruno Win (Novo) e Professor Gilson (União), que se manifestaram na tribuna.
Na semana passada, ouvi um “zum zum zum” de que Daniel Hostin estaria balançando no cargo de secretário, mas, depois da corda ser esticada pelo vereador Ito, a administração municipal decidiu, pelo menos por enquanto, bancar o secretário e afastar os diretores ligados ao vereador.
E, nesta quinta-feira, a Mesa Diretora da Câmara, presidida por Ito, exonerou Karla Althoff, que vem a ser esposa do secretário de Gestão Governamental, Marcelo Althoff. Não sei o motivo, assim como não ficaram claros os motivos da exoneração dos servidores ligados ao vereador, mas parece que há uma queda de braço entre o presidente do Legislativo e a administração municipal, sendo que todos são PL.
Se esta situação vai se manter, é difícil dizer. A dinâmica da política não permite.
Interessante foi um dos nomes escolhidos para substituir a diretora que estava na Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana. Ele já ocupou cargos comissionados no Município e esteve envolvido em processos por improbidade administrativa.





Mas pq você ocultou o nome de quem assumiu o cargo na Sec. de Cons. Manut. Urbana? Fiquei curioso… Quem colocou ele lá? Daniel? Egídio?