Primeira vereadora negra assume cadeira na Câmara de Blumenau

Foto: Denner Ovidio

A vereadora suplente Lucelma Amâncio Damásio Baldi (Podemos) assumiu nesta terça-feira uma cadeira na Câmara de Vereadores de Blumenau. Lucelma é a quinta suplente do mesmo partido do prefeito Mário Hildebrandt a assumir na atual Legislatura. Fez 340 votos em 2020. Ela substituiu Leize Fraga Moritz, na vaga que pertence ao vereador licenciado Marcelo Lanzarin, Secretário Municipal de Saúde.

Lucelma é a primeira negra assumir na Câmara. Romário Conceição Badia nos primórdios e Lenilso Silva (PT) na Legislatura passada foram os primeiros negros no parlamento de Blumenau. São os três negros em cerca de 150 anos de funcionamento.

Em seu primeiro pronunciamento, a vereadora recordou da primeira mulher eleita vereadora em Blumenau, Maria do Carmo Carl, e também da primeira mulher negra eleita no país, Antonieta de Barros.

Lucelma é uma liderança comunitária na Vila Jensen. Atualmente é gerente de Regularização Fundiária da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foi candidata a deputada estadual pelo Podemos.

O Informe Blumenau fez um post crítico a este vai e vem de vereadores, com uma profusão de suplentes. Mantem tudo, mas registra o fato que a loira Blumenau tem uma negra vereadora. Que ela aproveite bem o tempo na Câmara de Blumenau para fazer um bom mandato.

1 Comentário

  1. O Partido Podemos utilizando a máquina pública já de olho nas eleições de 2024 .
    A empossada fez 340 votos e assume uma cadeira por um pequeno período, já que sabemos que logo será substituída . Não vai ter tempo para sequer conhecer a forma de atuação de um vereador . Partido político é um mal neste país .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*