Rio prevê desobrigar máscaras em locais abertos a partir do dia 15

Foto: Sergio Moraes/Reuters/Reprodução

A Prefeitura do Rio acredita que em 11 dias pode atingir uma cobertura vacinal que permita à população não usar máscaras em locais abertos e sem aglomeração. É o que consta em ata de reunião do comitê científico, compartilhada pelo prefeito Eduardo Paes nesta segunda-feira, 4.

Em publicação no Twitter, Paes afirmou que o município espera atingir a segunda etapa do plano que “afrouxa” as medidas restritivas contra a Covid no dia 15 de outubro. A fase, conforme consta no documento, prevê os seguintes pontos:

Permissão para realização de eventos em locais abertos, com restrição de público até 1 mil pessoas com uso de máscara obrigatório;

Abertura de danceterias, boates, casas de show e festas, em locais fechados somente para pessoas com esquema vacinal completo, e com 50% da capacidade;

Desobrigar o uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração, mantendo sua utilização obrigatória onde não consiga se manter o distanciamento.

O texto da ata diz que as medidas acima só poderiam ser tomadas quando o Rio atingisse 65% da população com o esquema vacinal completo.

Também de acordo com o prefeito, a terceira etapa do plano de reabertura está prevista para um mês depois, em 15 de novembro.

Nessa fase, com 75% da população com esquema vacinal completo, o comitê acredita ser possível usar máscara apenas em ambientes hospitalares e transportes públicos.

Além disso, também seria possível livre circulação na cidade, “sem restrição de capacidade e distanciamento”.

Carnaval sem distanciamento

No fim de semana, como publicado pelo jornal O Globo, que Paes disse que o carnaval de 2022 ocorrerá sem distanciamento ou medidas de restrição de público. De acordo com a reportagem, o anúncio foi feito pelo prefeito durante uma agenda no Méier, na Zona Norte do Rio.

“A única certeza que a gente tem é que estamos vacinando todo mundo, e com todo mundo vacinado, a vida volta ao normal. Quem vai ficar fazendo distanciamento no Carnaval?”, indagou Paes.

O prefeito acrescentou que seria ridículo determinar um metro de distância durante a festa.

“Se tivesse [a determinação], eu seria o primeiro a desrespeitar”, brincou Paes.
Como registrou O Globo, o prefeito também confirmou a expectativa para o réveillon e carnaval.

“Não vamos ficar também viúvas da pandemia, querendo que se tenha pandemia o resto da vida. A ciência avançou, venceu, e permitiu que se abra. Então vamos abrir, graças a Deus.”

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*