Turismo: 25 anos do Convention

O mês de fevereiro marca as bodas de prata de uma das principais entidades do fomento do turismo em Blumenau e região, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau.

Saiba mais sobre a entidade, no release da Melz Assessoria de Imprensa: convention bureau (1)

Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau completa 25 anos

Entidade dedicada a capacitação do trade e captação de eventos celebra a trajetória de valorização do turismo enquanto atividade econômica constante e com potencial a ser explorado na região

O Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau (BVECVB) está em festa. A entidade, fundada em fevereiro de 1991, completa este mês 25 anos de atuação. Neste período, os grandes focos da entidade sempre foram a capacitação do trade e a captação de eventos para a região.

A data, de acordo com o presidente do BVECVB, Valmir Zanetti, merece ser comemorada. “O turismo na região mudou muito. Partimos de um cenário onde o visitante vinha para a região apenas para compras nas nossas indústrias e hoje temos atrativos para diversos públicos e formatos de viagens”, comenta.

O executivo diz que um dos ganhos da experiência da entidade também está no formato ideal de evento que é possível captar e atender com eficiência na região. “Antigamente buscávamos apenas acontecimentos de grande porte. Hoje, com a competitividade na captação, sabemos que os melhores acontecimentos para a nossa região são os de médio porte, para até mil pessoas. Temos estrutura hoteleira, de centros de convenções e fornecedores capacitados para esse público”, diz. No ano passado, foram captados 19 eventos que compuseram a agenda de 2015 e se estendem até 2018.

Novos desafios
Para os próximos anos, Valmir prevê desafios ligados ao trade. “Temos que nos capacitar cada vez mais. Diversificamos as opções e agora precisamos trabalhar em questões como a fluência em outros idiomas e a interligação e informação sobre os atrativos, que podem aumentar a permanência do turista na cidade”, diz.

Na captação, o foco é o acompanhamento do projeto de centro de convenções no Parque Vila Germânica e busca de agendas compatíveis com a estrutura da cidade para ocupar os períodos de menor movimentação.

Ainda em relação aos desafios, Valmir destaca a estruturação do Vale da Cerveja como um roteiro anual, com capacidade e atrativos para movimentar o turismo nacional e internacional durante todos os meses do ano. “Estamos trabalhando em conjunto com os cervejeiros, o trade e outras entidades para que este modelo possa ser replicado em outros setores e os nossos diferenciais aumentem ainda mais”, finaliza.

Atual diretoria
Durante essas mais de duas décadas, executivos de empresas ligadas ao trade turístico desempenharam voluntariamente funções na entidade. Hoje, além do presidente que representa o Empório Vila Germânica, compõem a diretoria: Develon da Rocha (vice-presidente, representando o Sindilojas), Alfredo José Kloppel (diretor financeiro, representando Sihorbs), Cleber Roberto Waldrich (diretor administrativo, representando CDLl), Celito Geraldo (diretor de eventos, representando a Transporte Executivo), Lothar Klemz (diretor de negócios, representando Acib) e Moira Yaskara Maders (diretora social, representando o Sesi).

Sobre o Convention
Fundado em 1º de fevereiro de 1991, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um escritório de negócios ligados ao turismo. Com cerca de 100 associados, o objetivo da entidade é captar eventos, aprimorar o atendimento do turista que nos visita e defender os interesses da categoria.

São 14 municípios atendidos: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó.

FONTE: Marina Melz – Melz Assessoria de Imprensa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*