38,33 quilômetros de redes de esgoto já receberam limpeza preventiva neste ano, em Blumenau

Foto: divulgação

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de implantação, coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, continua empenhada em manter uma rotina preventiva de limpeza das redes coletoras. Até abril deste ano, já foram limpos 38,33 quilômetros de redes, um processo essencial para evitar entupimentos e garantir o bom funcionamento do sistema.

“Por meio das limpezas preventivas, podemos identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves. Ao realizar esse serviço, reduzimos riscos como entupimentos, extravasamentos e necessidade de manutenções corretivas”, explica Francisco Wessner, gerente de operações da BRK em Blumenau. Em 2022, a concessionária realizou o serviço em 128,35 quilômetros de rede.

Entenda a limpeza preventiva

Este trabalho da BRK consiste na remoção de materiais indevidos das tubulações, uma vez que a rede de esgoto é projetada para receber esgoto doméstico, que é composto por 99% de material líquido e apenas 1% de material sólido. O processo de limpeza é realizado da seguinte forma: a equipe identifica a área afetada e um caminhão hidrojato é enviado para executar o serviço. No local, uma mangueira de 120 metros com alta pressão de água é colocada na rede de esgoto para quebrar as placas de gordura que se acumulam, e outra mangueira realiza a sucção de todo o lixo e gordura para fora.

Uma ação executada pelas equipes da BRK que contribui na limpeza preventiva é a filmagem das redes. Frequentemente as equipes fazem essa atividade com o objetivo de detectar áreas que precisam passar por limpeza. Por meio de uma câmera instalada em um cabo de 50 metros é possível localizar na tubulação, os pontos para limpeza. O cabo é inserido por meio dos poços de visita ou terminais de inspeção e limpeza (pontos de acesso à rede coletora de esgoto) e, simultaneamente a filmagem, as imagens são disponibilizadas às equipes que conseguem no mesmo instante identificar a necessidade ou não da limpeza. “Realizamos cerca de 40 filmagens ao mês que nos auxiliam a identificar os pontos que previamente são necessários de receberem limpeza”, afirma Francisco.

A prevenção começa em casa

“Apesar dos esforços da BRK para prevenir ocorrências de entupimento, no ano de 2022 foram registrados 267 atendimentos nessa área em Blumenau, resultando em uma média de 29,67 casos por mês”, conta Francisco. Durante os procedimentos de limpeza, é comum encontrar nos encanamentos itens como papel higiênico, fio dental, cabelo, cotonetes, além de resíduos de cozinha, como restos de comida e óleo.

“O sistema não está preparado para receber esses materiais. Nos atendimentos às ocorrências de entupimentos, em manutenções de redes, sistema de bombeamento e nas grades das estações de tratamento de esgoto, removemos resíduos que não deveriam estar ali”, conclui Francisco. Dessa forma, a conscientização e colaboração dos clientes são fundamentais para manter o bom funcionamento do sistema, garantindo assim, a eficiência e qualidade dos serviços prestados.

Como forma de contribuir no entendimento da população, a BRK possui o Programa Portas Abertas. Uma iniciativa que visa explicar, de maneira didática, os processos da coleta e do tratamento de esgoto em Blumenau e, recebe, desde 2013, instituições interessadas em conhecer as instalações e o funcionamento no município. É uma oportunidade de aproximação e conscientização dos moradores, que além das etapas de coleta e tratamento, percebem a importância da implantação da rede de esgoto para as questões ambientais e sociais. Na visita, também é reforçado sobre os riscos do uso incorreto da rede de esgoto, que pode causar diversos transtornos para a população. Para participar, basta entrar em contato com a BRK por meio do e-mail [email protected].

Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail [email protected].

Fonte: Oficina das Palavras

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*