Balanço do mandato: vereador Bruno Cunha

Foto: Jessica Moraes/CMB

 Vereador Bruno Cunha (PSB)

Terminamos o ano com uma vitória significativa, a vice-presidência da mesa diretora 2019/2020. Realizamos um trabalho intenso na construção de uma chapa que representasse a maioria da Câmara e conseguimos atingir com unanimidade dos votos.

Em 2016, recebi 4.829 votos. Fui o segundo vereador mais votado do município. Em 2018, recebi na minha candidatura a deputado estadual 12.280 votos. Fui a 4ª candidatura mais votada de Blumenau. Nas duas candidaturas, optei por trabalhar através de pessoas e ideias, sem estrutura partidária, cabos eleitorais pagos ou uso do fundo partidário. Utilizamos somente a internet e pessoas que acreditam na causa como instrumento para a difusão de ideias, além de impressos feitos em material reciclado ajudando a diminuir o impacto causado ao meio ambiente. Realizamos também em ambas as eleições uma plantação de árvores para devolver para natureza parte da poluição que causamos.

Durante esses dois anos, importantes vitórias foram alcançadas. Construímos diversos projetos em conjunto com pessoas e entidades, sempre buscando a evolução para Blumenau através do diálogo e de uma visão universalista da sociedade. Aqui estão alguns tópicos em resumo para facilitar a leitura.

Economia de dinheiro

Conseguimos cumprir o plano de realizar muito com o uso restrito do dinheiro público. Abdicamos do uso de carros, diárias e telefones celulares pagos com verbas públicas. Também tivemos um forte controle quanto aos custos gerados pelo nosso gabinete, estando sempre entre os vereadores que MENOS gastaram desde o início do mandato em 2017. Enquanto a previsão regimental prevê um gasto de até R$ 3 MIL POR MÊS POR GABINETE, GASTAMOS EM MÉDIA APENAS EM TORNO DE R$ 185 MENSAIS. Dessa forma, respeitamos ainda mais a cidade e os eleitores, pois é mais dinheiro que volta para a Prefeitura poder aplicar na cidade.

Proteção Animal

Somos autores da lei nº 1153/17 que fixa multa para maus-tratos e abandono de animais. Bem como o Fundo de Proteção Animal para receber essas multas e direcioná-las a melhorias da bandeira.

Criamos a lei que regulamenta animais em condomínios e junto ao poder executivo, articulamos o mutirão de castração que esterilizou 720 animais gratuitamente (334 felinos, 386 caninos). Continuamos lutando para que um novo mutirão seja aberto em 2019, se possível com mais vagas.

Realizamos também uma indicação para a inclusão de uma aba de adoção do Cepread na página da Prefeitura de Blumenau, assim como indicações para a divulgação de campanhas de adoção de animais recolhidos pelo órgão, tanto nas mídias online quanto através do busdoor. Para a nossa felicidade, todas elas foram atendidas.

O nosso mais recente avanço na área é um projeto de lei que visa regulamentar o uso dos fogos de artifícios silenciosos em eventos promovidos pela prefeitura e órgãos ou entidades da administração direta e indireta da cidade, ou seja, eventos públicos, como o Réveillon. Nosso objetivo é defender as pessoas enfermas, idosos, crianças, portadores de algum tipo de síndrome e os animais que são os que mais sofrem com o barulho. O texto vai agora para a aprovação do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) e só depois disso é que passa a valer como lei. Deve ficar para 2019.

Tudo isso vem de encontro a uma visão universalista da sociedade que temos que entende que não somos mais que ninguém em nosso ecossistema. Pertencemos a ele, não somos donos de nada. Todas as formas de vida importam, por tanto devem ser respeitadas. Seguimos trabalhando por essa temática e tantas outras, porque sim, políticas de bem-estar animal é uma questão de saúde pública.

100% das Propostas de Campanha Realizadas

A maioria dessas conquistas relatadas foram atingidas no final do ano de 2017 e nos fizeram chegar na marca histórica de realização de 100% das propostas de campanha já no primeiro ano de mandato. Nesse ano de 2018, damos continuidade nelas por serem medidas que precisam de avanços e que devem ser permanentes. Além de manter minhas prerrogativas como vereador: legislando, fiscalizando, sugerindo e representando.

Inclusão Social

Lutamos por uma sociedade universalista e inclusiva, que valorize toda forma de vida e suporte todas as necessidades de cada um dos seus indivíduos. Transformamos a inclusão em um tema presente em nossas conversas cotidianas. Propusemos o Setembro Branco da Inclusão que discute em universidades, comunidades e coletivos as demandas e questões dos PCDs.

Além disso, conseguimos aprovar a Lei dos Pedágios (nº 8451/17) que restringe atividades comerciais paralelas em semáforos que estiverem sendo utilizados para pedágios. Possibilitando uma maior arrecadação para as entidades podendo assim ajudar mais pessoas. Junto disso, conseguimos através de uma indicação a disponibilização de alimentos específicos para celíacos, diabéticos, vegetarianos e intolerantes à lactose em eventos públicos realizados pelo município.

Inovação

Como coautor, consegui participar do desenvolvimento da Lei de Inovação (nº 1164/17) para o nosso município que visa possibilitar um ambiente favorável ao desenvolvimento empreendedor e inovador em Blumenau. Essa lei vai de encontro com uma característica bastante evidente da cidade que figura atualmente entre as dez cidades com o maior número de startups do Brasil. A lei vem sendo desenvolvida desde o começo do mandato e foi produzida em conjunto com o vereador Sylvio Zimmermann, poder executivo, entidades e a universidade.

Sustentabilidade

Incentivamos a adoção do Programa Adote uma Caneca em toda estrutura pública da cidade, programa que começou em nosso gabinete desde o primeiro mês de mandato. Além disso, pensando em conscientizar as pessoas, iniciamos uma campanha para evitar o uso de canudos plásticos e participamos da criação da lei que institui o Programa Horta Comunitária Urbana que promove a conservação do meio ambiente, mantendo terrenos limpos e criando espaços verdes.

Após a campanha para deputado estadual, tivemos uma considerável sobra de materiais, por isso tivemos a ideia de reciclar todo o lixo e transformar em algo útil para as pessoas, ou melhor dizendo, para os animais. Transformamos o nosso lixo em potes pets para doar para os protetores independentes. Os postes já estão prontos e o resultado está sendo fantástico, agradeço a receptividade dos protetores que sempre nos recebem de portas abertas. A entrega vai continuar no início do ano de 2019.

Mais pela cidade

Uma importante indicação que fizemos foi ID Jovem, que auxilia jovens carentes a serem inseridos na sociedade com uma série de benefícios previstos. Além disso, trabalhamos por diversas bandeiras. Uma das minhas paixões é a promoção das artes e da cultura e visando esse objetivo realizei várias indicações buscando promover e incentivar o grafite em nossa cidade. Bem como, desmistificar a diferença entre pichação e grafite.

Uma das indicações (nº 7315/17) visa criar um programa municipal para valorizar o artista de grafitagem em nossa cidade. A recente obra inaugurada na Rua Humberto de Campos mostra que já vemos um certo avanço. A via recebeu lindas artes em diversas partes de seus muros, alegrando, enfeitando e trazendo mais vida para a nossa cidade. Assim como a arte feita em 2017 durante o Setembro Branco da Inclusão no Parque Ramiro Ruediger por intermédio nosso com os artistas e o poder público.

Gabinete nos Bairros

Por falar em demandas, o nosso projeto Gabinete nos Bairros permitiu conhecermos melhor muitas comunidades de Blumenau, levando aos bairros da cidade a estrutura do gabinete. Isso ajudou muitas demandas a serem entregues diretamente para nós, in loco. Tivemos votação nos 35 bairros da nossa cidade para vereador em 2016, então é importante darmos esse retorno trabalhando por toda a Blumenau.

Representatividade Nacional

Após uma seleção criteriosa, fui convidado a compor a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) que dá a possibilidade de discutir novas formas de realizar política com indivíduos muito capacitados e de todo canto do Brasil.

Para o próximo ano, planejamos um 2019 tão intenso e ativo quanto o que termina nos próximos dias. Colocando sempre à frente de todas nossas ações o respeito pelo nosso eleitor e pela população de Blumenau.

Desejamos a todos um excelente fim de ano, repleto de muita paz, saúde, companheirismo, respeito e amor para que possamos fazer de 2019 o melhor ano de nossas vidas.

Estamos sempre à disposição através dos nossos canais de comunicação:

Whats – (47) 9 9955-9798
E-mail: brunocunha@camarablu.sc.gov.br
Facebook: facebook.com/PaginaBrunoCunha
Instagram: @BrunoCunhaBlu

 

 

 

 

 

 

 

1 Comentário

  1. “Realizamos um trabalho intenso na construção de uma chapa que representasse a maioria da Câmara e conseguimos atingir com unanimidade dos votos.”

    Aceitou na chapa um vereador condenado pelo Ministério Público porque ?

    Diga-me com quem andas……

Deixe uma resposta