Voluntários fazem mutirão em ribeirões e Rio Itajaí-Açu neste sábado

Foto: reprodução

Um trabalho voluntário e com caráter ambiental deve mobilizar quase uma centena de pessoas neste sábado, 24, em Blumenau. O mutirão pretende recolher dejetos acumulados no leito e margens dos ribeirões da Velha, Garcia e rio Itajaí-Açu, e integra a programação da semana da água na cidade.

“Temos uma ligação umbilical com os nossos rios e ribeirões. Mas é perceptível que boa parte da população não percebe isso. Então é preciso mobilizar as pessoas, limpar o que está sujo e educar os moradores para que mantenham limpos estes locais”, diz o Diretor Presidente da Unimed, Dr. Edson Pedro da Silva.

A ideia de fazer um mutirão ambiental surgiu na área de sustentabilidade da Unimed Blumenau, após ouvir o relato dos remadores do Clube Náutico América sobre o acúmulo de dejetos às margens do Itajaí-Açu. O desabafo resultou em um planejamento que ganhou corpo nos últimos meses com a adesão de inúmeros parceiros. São entidades e órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SAMAE, SEMMAS, Blumenau a Bordo, Jeep Clube, Clube Náutico América e Clube dos Gincaneiros, além de duas ONGs com forte engajamento ambiental: Água Conecta e Pegada Verde.

O movimento, batizado de “Nosso Rio”, pretende recolher plásticos, vidros, metais e outros objetos jogados às margens ou levados pela correnteza. Alguns participantes vão utilizar barcos, jet skys e stand up paddles no rio Itajaí-Açu e alguns trechos dos ribeirões Garcia e da Velha. Outros vão percorrer trechos a pé, nos pontos rasos e onde o acesso permitir. Os resíduos vão ser levados para a região do edifício América e em seguida encaminhados para o aterro sanitário, com o apoio do SAMAE.

“O rio Itajaí-Açu tem um papel importantíssimo na história de todo Vale do Itajaí. Não só pelo impacto das cheias, que é negativo, mas por questões positivas como a geração de energia, a água que chega nas nossas torneiras, sem contar o fato de ser um espaço com um grande potencial turístico e para a prática de esportes náuticos”, diz o educador ambiental José Sommer, coordenador da Semana da Água de Blumenau.

Bastidores

Desde a ideia inicial até o mutirão, foram quatro meses de planejamento. Neste período os participantes discutiram a adesão de novos parceiros, organizaram a logística do trabalho e definiram os trechos onde a limpeza vai ser realizada. Mas o ponto que mais mobilizou organização e voluntários foram as questões de segurança, como a obrigatoriedade do uso de luvas, a necessidade de salva-vidas para quem estiver em embarcações, e de salva-vidas e capacete para os usuários de jet skys.

Os participantes do mutirão se inscreveram previamente e vão receber kits com camisetas para identificá-los durante a ação. Grupos de WhatsApp foram criados para ajudar a multiplicar as informações, e alinhar as ações a serem executadas em cada trecho a ser limpo.

A ação ocorre das 08h às 12h de sábado. A expectativa dos organizadores é – após este mutirão – incluir o “Nosso Rio” na agenda de eventos da cidade e, com o tempo, envolver empresas, escolas e outras cidades da região em um grande movimento de proteção de ribeirões e do rio Itajaí-Açu. A identidade visual do projeto, criada pela área de marketing da Unimed Blumenau, e as peças estão à disposição de quem quiser aderir à iniciativa.

Fonte: Unimed Blumenau

1 Comentário

  1. Parabéns aos envolvidos, pelo espírito altruísta. Em termos ambientais, regredimos 30 anos. A mãe Terra está a nos apresentar a fatura por nossas negligências

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*