Vereadora Silmara Miguel faz balanço do seu mandato na Câmara de Blumenau

Foto: Denner Ovídio/CMB

A vida parlamentar nos exige intensa dedicação, boas ideias, integridade, dinamismo no trabalho e muita paixão. Desde o primeiro dia de mandato decidi me dedicar assim. Mas devo admitir que 2022 foi um ano atípico para mim. Começamos os trabalhos à mil. Agenda cheia de visitas à comunidade, demandas a serem atendidas, projetos a serem analisados e muitas solicitações ao executivo para serem feitas em nome da comunidade.

Mas ainda no primeiro semestre meu coração sofreu um golpe que confesso, ainda não me recuperei. A perda do meu pai, que partiu com apenas 59 anos, ainda me faz chorar. Podem me perguntar o porque esse acontecido está descrito aqui no balanço do meu mandato? Eu sei que as pessoas sempre dizem que precisamos saber separar emoções da razão, vida pessoal do profissional, mas como fazer isso sendo uma pessoa só? Confesso que essa perda não foi possível separar. Me vi sentada algumas vezes em meu gabinete tentando administrar as muitas demandas descritas nos papeis, misturadas com lagrimas de saudade e dor. Mas em algum momento, um lampejo me trouxe à memória as palavras de meu pai que muito me encorajava a seguir em frente lutando e trabalhando pela cidade.

Foi ai que me levantei, unindo tudo de mim para dar seguimento ao que comecei.

Mesmo com todas as minhas limitações, dei meu melhor para encaminhar cada demanda. Agradeço muito meu esposo pela compreensão e toda minha equipe que se desdobrou para me auxiliar em tantos compromissos.

Fechamos esse biênio colecionando muitos feitos.

Juntamente com o gabinete do Deputado Ismael dos Santos trouxemos mais de 4 milhões de investimentos para o município de Blumenau, como: equipamento para polícia militar, equipamento para o corpo de bombeiros, recursos para os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, academia ar livre e entre outros.
Fizemos mais de 1000 atendimentos e visitas. Mais de 650 indicações, mais de 270 requerimentos.

Mesmo não sendo possível fazer todas as semanas, tivemos diversas lives do gabinete online, onde a informação, creio que chegou mais rápido e de forma esclarecedora para a população blumenauense. Nesse gabinete ouvimos as demandas, ideias e sugestões da população, criando um mandato participativo.

Além da vereança, juntamente com minha equipe tivemos participação efetiva como voluntária em pedágios solidários como: Lar Betânia, Bom Samaritano, Rede Feminina, Centro Terapêutico Vida, AAPPM e Centro de Apoio à Família Shalom.

Atuei como Procuradora da Procuradoria Especial da Mulher Bernadete Libarbo, onde inúmeras mulheres nos procuraram para atendimento. Cada encaminhamento feito, alegrou nosso coração. Este ano finalizo meu mandato como Procuradora e passo o bastão à minha colega Vereadora Cris. Continuarei a auxiliando como adjunta na continuação desse belíssimo trabalho. Nosso último evento foi em dezembro, e foi muito especial! Uma tarde com o tema “cuidando de quem cuida” nos deu a oportunidade de cuidar das pessoas dedicam suas vidas para cuidar do outro. Foi uma tarde inesquecível!

Como parlamentar tive a alegria de entregar à cidade alguns projetos de lei.
O projeto entrega legal agora é lei e estabelece a divulgação nas unidades públicas e privadas de saúde do Município de Blumenau, onde são obrigadas a afixar placas informativas, em locais de fácil visualização, contendo as seguintes dizeres: “A entrega de filho para adoção, mesmo durante a gravidez, não é crime. Caso você queira fazê-la, ou conheça alguém nesta situação, procure a vara da infância e da juventude. Além de legal, o procedimento é sigiloso”. Os hospitais Santa Isabel e Santa Catarina já instituíram as placas informativas.

Encaminhamos um anteprojeto ao executivo para a elaboração do decreto para regulamentar questões de proteção à criança. O Decreto prevê questões de proteção à criança no âmbito da Administração Pública Municipal, que deverá respeitar e fazer cumprir as leis federais que protegem a integridade e dignidade sexual de crianças e adolescentes, proibindo no âmbito de sua competência o acesso de crianças e adolescentes a imagens, músicas ou textos considerados pornográficos ou obscenos. Prevendo também o respeito da Administração Pública ao direito da família de assistir, criar e educar seus filhos menores, garantindo que recebam a educação moral e religiosa de acordo com a convicção dos pais.

Também aprovamos na Câmara na área da cultura, a Semana do Espetáculo Cristão, que agora está incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Blumenau, a ser realizada, anualmente, na semana que antecede o dia 25 de dezembro (Natal).

Um presente especial à cidade, foi o PROJETO INTERPRETE DE LIBRAS ACOMPANHANTE NO PARTO.

Apresentei o projeto, sugerindo que as maternidades, casas de partos e estabelecimentos hospitalares das redes públicas e privadas do município de Blumenau ficam obrigados a permitir a presença de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela paciente surda impossibilitada de se comunicar com o médico e/ou equipe médica, observadas as normas de segurança da unidade de saúde e a compatibilidade com o serviço prestado. Fico feliz que esse projeto foi aprovado pela casa e segue para sansão do executivo.

Temos outros projetos importantes que estão tramitando nas comissões, que em 2023 traremos ao plenário para discussão, assim como o Homescooling (educação domiciliar).
Finalizo o ano de trabalho com um uma rotina ainda mais acentuada. Assumir a Presidência da Câmara pela segunda vez, mas agora no fechamento dos trabalhos, foi um desafio ainda maior. Mas ter a oportunidade de marcar história sendo a primeira Presidente Mulher da Câmara em Blumenau, foi uma honra.
As mulheres estão cada vez mais conquistando seus espaços, inclusive na política. Me sinto feliz em fazer parte disso também.
Finalizo aqui, agradecendo o espaço gentilmente cedido por Alexandre Gonçalves para prestar contas do meu mandato com vocês!
Sei que temos muito a fazer, e com a ajuda de Deus e os munícipes de nossa cidade, iremos ainda mais além. Meu coração segue grato e disposto a continuar me doando, no auxilio da construção de uma Blumenau cada vez melhor!

Que em 2023 possamos continuar investindo no nosso maior patrimônio: Pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*