Vereador Ito desabafa depois da Justiça Eleitoral decidir pela regularidade da nominata feminina do PL

Foto: Jessica de Moraes/CMB/arquivo

Exaltado, o vereador Ailton de Souza, o Ito (PL), fez um discurso enfático na sessão desta terça-feira, 1º, da Câmara de Blumenau sobre a decisão da Justiça Eleitoral que isentou o seu partido da denúncia de irregularidade na composição da nominata feminina de vereadores, que, caso comprovado, poderia custar o mandato do parlamentar.

O juiz eleitoral Emanuel Schenkel do Amaral e Silva analisou a ação impetrada pelo Partido Novo contra a candidata Iraci Fátima de Oliveira, acusada de ser laranja, ou seja, que não teria concorrido de fato, servindo apenas como  “laranja” para cumprir a cota feminina.

Em sua fala, Ito desancou o Partido Novo, chamando de “partidinho”, de partido “velho”, de querer ganhar no “tapetão”, que os advogados são despreparados e por aí vai.

Desancou também a imprensa – sempre ela! – por ter noticiado o fato, dizendo que ele não “paga” para os veículos falarem bem dele.

Em aparte, o vereador do Novo Emannuel Tuca Soares disse que seu partido apenas fez uma “pergunta à Justiça se os partidos estavam corretos, sem criticar este ou aquele vereador”, lembrando que votou no Ito para a compor a Mesa Diretora do Legislativo.

Entende-se o desabafo do Ito, mas ele exagerou. Ele nunca teve sua idoneidade questionada. O Novo fez seu papel – também impetrou ação contra o Republicanos de Egídio Beckhauser – , na tentativa de garantir uma segunda vaga no Legislativo, apostando numa suspeita de irregularidades na nominata feminina do PL – fato que infelizmente se repete nas eleições Brasil a fora -, mas que neste caso não foi comprovado.

Existem outras ações questionando a participação de mulheres nas chapas, que correm em segredo de Justiça.

Já a imprensa cumpriu seu papel. E o vereador sabe bem disso. 

1 Comentário

  1. O vereador não é favorável ao bom debate , como costumam falar na câmara ?

    Ou só é favorável ao bom debate quando ele apresenta o assunto ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*