Unimed Blumenau tem maior resultado em seus 46 anos de atuação

Mesmo com a retração econômica, a Unimed Blumenau cresceu em 2017. As informações chegam da Presse Comunicação Empresarial.

Unimed Blumenau tem maior resultado em seus 46 anos de atuação

Cooperativa médica registrou crescimento de 6,3% em 2017 e projeta incremento de 9% no faturamento neste primeiro trimestre do ano.

Investindo na reestruturação interna, implantação de novos processos de gestão e negociação com o mercado, a Unimed Blumenau encerrou o ano de 2017 com um crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior, o maior resultado dos 46 anos da cooperativa.

Para alcançar estes índices, especialmente, após o longo período de instabilidade econômica do país e alta taxa de desemprego, combinação que deixou o cenário de saúde suplementar bastante desanimador de 2014 a 2016, foi necessário um grande trabalho de gestão.

Conforme explica o presidente da Unimed Blumenau, cardiologista pediátrico Marco Bramorski, o grande desafio foi recuperar a estabilidade financeira da cooperativa e fortalecer a confiança dos médicos cooperados. O profissional, conhecido pelo perfil construtivo e democrático, se dedicou intensamente ao compromisso, e no primeiro semestre de 2017 a cooperativa já observava a melhoria dos resultados.

Decisões importantes, porém difíceis foram necessárias, como o fechamento em 2016 de uma unidade hospitalar em Timbó, que era deficitária desde sua inauguração em 2009. Acompanhando o movimento de mercado, foram interrompidos os investimentos da obra no bairro Vila Nova, aguardando a retomada do crescimento econômico. Outra decisão foi a busca de novos parceiros, menos onerosos e com maior abrangência para os mais de 100.000 beneficiários da Unimed Blumenau. “Medidas como essas são difíceis de tomar, mas necessárias, não podemos onerar o sistema e torná-lo difícil ou inviável. É preciso cautela e visão de negócio”, destaca Bramorski.

Mudanças nos processos

Para vencer os obstáculos e trazer resultados para a Unimed Blumenau, a atual gestão também liderou uma ampla reorganização interna na cooperativa. “Tivemos que rever processos e aprimorar o uso de tecnologias para os serviços prestados aos nossos beneficiários, bem como facilitar o trabalho dos médicos cooperados”, explica Bramorski. Além disso, a reorganização interna tornou a cooperativa mais leve, com mais efetividade nas negociações com o mercado, resultando em uma gestão mais tranquila com decisões descentralizadas.

O alto índice de judicialização no mercado da saúde suplementar é uma realidade em todo o Brasil que atinge diretamente a Unimed Blumenau. Porém, “enquanto a média de mercado é de 9% de êxito, a Unimed Blumenau, após investir em um novo modelo de atuação, que melhorou significativamente sua performance, está atingindo 48% de sucesso nas demandas judiciais, índice muito além de anos anteriores”, destaca o presidente.

Comunicação mais próxima

A atual gestão investiu em novas tecnologias que aperfeiçoaram a troca de informações e ampliaram o diálogo com seus públicos de relacionamento. O lançamento de aplicativos para cooperados e beneficiários, por exemplo, geraram impactos positivos na comunicação.

Investimentos

Em 2017 a Unimed Blumenau investiu perto de 2 milhões de Reais em novos equipamentos nas diversas unidades assistenciais, em especial, a renovação de 100% da frota de ambulâncias, e na adequação das estruturas de atendimento ao cliente.

Reconhecimento

O último ano também foi de reconhecimento. A Unimed Blumenau alcançou a melhor nota entre seus concorrentes diretos no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2017, principal avaliação do setor, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A cooperativa apresentou um excelente desempenho em critérios como Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação. É o melhor resultado alcançado desde a criação do índice, em 2007.

Novos produtos

Em 2016 foi criado o plano Ideal, com abrangência local a um melhor custo/benefício aos clientes, que possibilitou minimizar os efeitos da crise econômica no país.

Novos contratos marcaram a atuação da cooperativa em 2017, que também apostou na remodelação da área e revisão dos atuais contratos, qualificando a carteira de clientes, com o objetivo de alcançar a sustentabilidade financeira da cooperativa.

“Para este ano, um novo modelo baseado em moldes europeus será lançado com o foco na prevenção”, afirma o presidente.

Responsabilidade Social

A Unimed Blumenau realizou investimentos na comunidade, reforçando sua importância e relevância social. Ações significativas nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, além de ampliar o relacionamento com entidades filantrópicas, envolveram a doação de equipamentos de informática a escolas, plantio de mudas, doação de agasalhos e cobertores, entre outras campanhas.

A cooperativa incentiva também o esporte por meio de apoio a projetos como o Paradesporto Escolar e Adulto do Município, que atende cerca de 320 atletas.

Números importantes

A Unimed Blumenau conta com 68% do Market Share em sua região de atuação, que inclui 11 municípios — Blumenau, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. São mais de 100 mil beneficiários, cerca de 770 médicos cooperados e um universo de quase 600 funcionários, reconquistando sua solidez, com importantes projetos que apontam para um futuro bem-sucedido.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta