O vereador Mário Kato (PCdoB) encerrou seu mandato de suplente nesta semana e deixa um legado importante nos 30 dias em que ficou na Câmara de Blumenau. Médico e sindicalista, sofreu críticas de colegas quando da posse, por conta de estar num partido comunista. Mas, ao final do seu período, mostrou que, acima de questões ideológicas, fez um trabalho sério, provocando reflexões pertinentes, trazendo denúncias e ainda aprovando um projeto importante.
O projeto aprovado garante aos médicos da rede pública o direito de solicitar exames complementares conforme seu juízo clínico, autonomia profissional e protocolos vigentes. O objetivo é reduzir a burocracia na atenção primária, evitar encaminhamentos desnecessários, agilizar diagnósticos e ampliar a resolutividade do SUS no município, mantendo o controle do SISREG sobre os fluxos assistenciais.
O vereador, que atua na rede pública de saúde como médico geriatra, diz que o atual modelo, restringe a solicitação de exames a especialistas, gerando custos excessivos ao sistema devido a encaminhamentos desnecessários, sobrecarregando a rede secundária e ampliando as filas de espera. É verdade e quem usa a rede pública sabe.
Mário Kato também participou ativamente das articulações que evitaram a aprovação do projeto do Executivo que poderia gerar a perda de gratificações a profissionais da saúde por conta de uma proposta da administração municipal.
Outros debates importantes feitos pelo vereador do PCdoB foram sobre os incentivos fiscais, que agora precisam passar pelo Legislativo para serem aprovados. Kato sempre se posicionou contrário e suas justificativas muitas vezes nos fizeram pensar sobre as prioridades do Poder Público na entrega destas isenções e ajudas.
Denúncias também marcaram a atuação do vereador. Uma é sobre a indicação de pessoas em cargos comissionados da Prefeitura, cargos de diretor e gerente, com currículos inapropriados para os cargos ocupados. Apontou um diretor administrativo financeiro de uma secretaria sem formação superior, assim como outros diretores na mesma situação, todos vinculados a políticos.
“Quando cargos sérios viram prêmio político, a máquina pública emperra, as decisões falham e a conta cai no colo da cidade”, escreveu em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
E, por fim, Mário Kato conseguiu aprovar um requerimento, convocando a secretária de Comunicação da Prefeitura a prestar esclarecimento sobre a contratação de uma pesquisa de opinião pelo Poder Público.
Mário Kato qualificou o debate neste período, com firmeza de posições e equilíbrio na defesa delas. No ano que vem volta o titular Adriano Pereira (PT), também com um trabalho importante, numa linha mais comunitária.
Kato está de olho nas eleições de 2026. É o primeiro suplente da Federação Brasil Esperança, que deve ter Jean Volpato como candidato a deputado estadual. Caso Jean se eleja, ele assume em 2027.


Legado curto mais intenso de um Vereador que mostrou como legislar para a polução. Temas imoortantes em pautas, debate sério, resultados positivos. Isso que se espera de um cidadão que reresenta o povo. Obrigado Mario Kato.
Kato é a escolha de 2691 eleitores. É defensor do serviço público eficiente e transparente. E não decepciona seu eleitorado. Bravo guerreiro.👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Gostaria de iniciar estas palavras prestando meus sinceros cumprimentos e parabenizando o Vereador Mario Henrique Kato pelo tempo dedicado à nossa Blumenau. Em apenas trinta dias de atuação na vereança, Kato demonstrou que o impacto de um mandato não se mede apenas pelos anos de cadeira, mas pela intensidade e seriedade do trabalho realizado em prol do cidadão. Neste curto período, ele cumpriu com maestria e dedicação o verdadeiro papel que se espera de um parlamentar: legislar com ética e fiscalizar com *rigor*. É notório, através das ações veiculadas pelo portal Informe Blumenau e outras redes sociais, que sua passagem pela Câmara não foi figurativa. Suas iniciativas demonstram um compromisso real com as demandas locais, trazendo luz e serenidade em temas essenciais para o desenvolvimento da nossa comunidade e elevando o nível do debate *político* municipal. O papel do vereador deve ser o de servir como a voz direta *do Povo*, transformando necessidades em projetos e vigilância em melhorias públicas. Infelizmente, nem sempre é o que vemos. Por isso, fica aqui a sugestão para que os demais parlamentares desta cidade observem e atuem com a mesma dedicação e transparência. O cargo de vereador não pode, em hipótese alguma, ser transformado em um “balcão de negócios” ou ser omisso e na sua grande maioria negligente as demandas encaminhadas para esta casa legislativa. A prática de trocar cargos por favores políticos e transformar a função pública em uma moeda de troca pessoal tem outro nome, e começa com “P” — de PUTARIA. Blumenau merece mais do que a velha política baseada em conveniências. O exemplo deixado pelo Vereador Kato nestes 30 dias serve como um lembrete de que é possível fazer política com dignidade e foco no bem comum. Finalizo reiterando meu reconhecimento. Que o dinamismo e a postura ética demonstrados pelo Vereador Mario Henrique Kato sirvam de inspiração e padrão para o Legislativo blumenauense. A comunidade agradece quando o interesse público é colocado acima de qualquer articulação partidária ou pessoal. Parabéns pela brilhante, ainda que breve, trajetória na Câmara Municipal.
Será que este velho Historiador acertou, de novo, assim, perco a modéstia.
Era previsível, com o currículo dele, que não fizesse porcaria, mas só não fez, como ”fez bonito”. E os ”gênios” que o criticaram pela sua legenda, devem estar com vergonha, ou não. Talvez, muito provavelmente, estão aliviados por não telo entre eles, sabem não é? A disparidade intelectual é NOTÁVEL, POR TODOS. Se certos colegas, ao invés de fazerem críticas idiotas, aprendessem com ele. Vou dar uma dica: Quando tem perto, alguém, que vocês sabem, que tem um nível intelectual bem alto, ”NÃO FIQUEM COM MEDO E CÍUMES”, APRENDAM, NÃO PRECISAM DAR NA VISTA, SÓ OBSERVEM, TENTEM TIRAR O MÁXIMO DE PROVEITO, TODOS GANHAM, VOCÊS TAMBÉM. Acreditem, ”luz ilumina”, o problema é a ignorância, só traz trevas!
*Eu não sou comunista viu! Tá bom crianças! Nem de longe, kkkk.
Prof. Dr. Luciano Kneip Zucchi