TV Informe: a matemática de Décio Lima para chegar ao segundo turno da eleição em SC

O petista Décio Lima está confiante que pode estar no segundo turno da eleição para o Governo do Estado neste ano. Tudo por conta da aliança de oito partidos que está sendo formada, chamada de Frente Democrática, que tem, além dele, o senador Dário Berger, recém filiado ao PSB, como postulante a estar no topo da chapa majoritária.

Décio lembra que, nesta frente, tem cinco candidatos – de sete –  que disputaram o Governo em 2018. Além dele próprio, Gelson Merísio (SD), Mauro Mariani (MDB), chefe de Gabinete do senador Dário, Leonel Camasão (PSOL) e Rogério Portanova (Rede). “Numa conta de padeiro, estas cinco candidaturas receberam cerca de 70% dos votos no 1º turno em 2018”, disse ele no Informe Blumenau Entrevista desta segunda-feira, o que representou mais de 2,5 milhões de votos de um total de 3,6 milhões de votos válidos.

Além disso, Décio lembra que a composição destes oitos partidos garantirão cerca de 30% da propaganda eleitoral no rádio e na Televisão e destaca a atual conjuntura política, com o desgaste do Governo Bolsonaro.

Otimismo é um sentimento que deve pertencer a todo político, ainda mais aquele que busca mandato, ainda mais neste período pré-eleitoral, que é preciso sensibilizar possíveis aliados.

Mas padeiro sabe fazer pão e não necessariamente contas, assim como nós jornalistas. A conjuntura de 2018 tinha Gelson Merisio, ex-presidente da Assembleia, como candidato pelo PSD e Mauro Mariani pelo MDB. Os dois juntos somaram quase 2 milhões de votos. Mas hoje, Merísio está isolado no Solidariedade e Mauro Mariani é assessor parlamentar.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*