Odair Tramontin, candidato a deputado estadual ou federal?

Duas vezes candidato a prefeito de Blumenau e uma a governador pelo NOVO, o promotor público aposentado Odair Tramontin não esconde para ninguém sua vontade de um dia ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas as circunstâncias da política lhe colocam como pré-candidato a Assembleia Legislativa.  Só que uma nova circunstância da política, revelada publicamente no último sábado, lhe abre a possibilidade de voltar à sua vontade original. Mas ele parece resistir.

Explicamos. As duas circunstâncias tem relação com o deputado federal Gilson Marques, que está no seu segundo mandato e é favorito para um terceiro mandato. Tem a preferência no partido, ainda mais os dois sendo da mesma região política. O que fez Tramontin colocar no radar a possibilidade de ser candidato a deputado estadual, situação que ele relutava no passado.

No sábado passado, 19, durante o encontro estadual do Novo, Gilson Marques lançou seu nome para a disputa ao Senado, abrindo um caminho para Tramontin. Porém, ele segue pré-candidato a deputado estadual, foi apresentado assim no encontro e foi assim que falou com o Informe nesta semana.

Disse que o NOVO deu carta branca a ele para traçar seu destino e garante seu nome para a Assembleia Legislativa, mas sem fechar as portas. “Minha tendência é manter para estadual, mas não afasto disputar a federal, tenho disposição, tempo, aí depende do cenário”, afirmou, avaliando o cenário nacional, com a polarização em torno de Lula e Bolsonaro, e uma provável candidatura do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à Presidência da República.

Odair Tramontin age com prudência e tem um certo tempo para definir. Até para não engessar a posição de Gilson Marques, que, apesar de convicto da candidatura ao Senado, como todos falam, é ser humano – e político! –, pode mudar de opinião.

Tramontin é um nome forte para as duas disputas. Pode esperar para decidir.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*