Ao contrário de 2020, quando foram 12 candidatos à Prefeitura, a eleição de 2024 em Blumenau terá cinco candidaturas, num cenário eleitoral aberto. Mesmo ainda tendo a segunda-feira, 5 de agosto, como prazo definitivo pela Justiça Eleitoral para confirmar candidaturas, o tabuleiro eleitoral na cidade está definido.
Se é possível estabelecer patamares nesta largada, ainda antes da campanha propriamente dita, tem dois campos, analisando estrutura, recall e pesquisas que circulam internamente. Três disputam chegar ao segundo turno e dois buscam ocupar espaços importantes.
A candidatura de Egidio Ferrari (PL) foi a primeira a ser confirmada, com sete partidos, e neste sábado recebeu mais um apoio, do MDB. Estará ao lado de Maria Regina Soar (PSDB), candidata a vice, 112 candidatos à Câmara e apoios do prefeito Mário Hildebrandt (PL) e do governador Jorginho Mello (PL). Terá cerca de 60, 65% do tempo de propaganda eleitoral.
O NOVO tem novamente Odair Tramontin como candidato a prefeito, com o vereador Carlos Wagner, o Alemão, como vice, fechando a aliança com o PSD. Serão duas nominatas, 32 candidatos e cerca de 10, 15% da propaganda eleitoral.
O PT de Ana Paula terá como candidata a prefeita e o advogado Léo Bittencourt (PSB) vice. Contabilizará sete partidos na aliança, mas apenas uma nominata de 16 candidatos a vereador, com a estimativa de 20 a 25% do tempo de propaganda.
Não dá para negar que essas são as três candidaturas com possibilidade de ir para o segundo turno. São favoritas, mas nada esta definido.
E tem o Podemos, que lançou o ex-deputado estadual Ricardo Alba como candidato a prefeito e o empresário Percy de Borba como candidato a vice, e o PSOL com Rosane Magaly Martins candidata a prefeita, com a professora Jaísa Dolzan. Terão cerca de 5% do espaço na propaganda eleitoral. A nominata do Podemos vem completa, a do PSOL com apenas seis de 16 possíveis.
Seja o primeiro a comentar